Passo raiva todo dia, e vc?

29 respostas
moacirjava

Olá pessoal, estou postando aqui só pra compartilhar minhas experiencias desastrosas e saber se há mais alguém que já passou ou passa por isso frequentemente.

Na faculdade, sempre que eu ia fazer um trabalho passava raiva… era uma vírgula que me impedia de prosseguir durante o fim de semana, me atrasando nos outros trabalhos, era uma chamada remota que a porta estava ocupada por algum processo, uma thread que não sabia pra onde ela estava executando e outras coisas mais.

O trabalho dos meus colegas funcionam perfeitamente só o meu que não, hoje minha raiva é com o Tomcat, eu coloco um trabalho pra rodar e o tomcat dá erro, eu paro o tomcat e iniciou novamente: funciona!

Estou trabalhando com icefaces e até as regras de navegaçaõ estao dando pau, só que na parte da manhã estava funcionando tudo certo não mexi em nada e assim que criei uma nova página, pronto…

Alguém passa raiva com programaçaõ ai?

Já to desanimando de computador e programaçaõ

29 Respostas

Bani

Computação é assim mesmo.
Você fica frustrado com as coisas não funcionando até que aí elas funcionam e essa parte é recompensadora.
Se ela não é recompensadora o suficiente para você, para compensar a frustração, ou pegue projetos mais interessantes ou mude de área.

edineimanica

Estava analisando seu post, e verifiquei que é melhor você mudar de área, pois senão você nunca vai se realizar profissionalmente…
E a área de programação principalmente você deve estar sempre estimulado para resolver problemas e buscar( e estudar) novas soluções…

PePeLeGaL

Nao acho que o melhor que vc deve fazer eh mudar de area. Dificuldades sempre surgem. Se tudo fosse muito facil, nao teria graca. Tente experimentar o principio de que deve batalhar para cada novo avanço. Se vc fez a escolha por essa area, algo deve te atrai nela. Entao foque nisso.

O fato de ter dificuldades nao quer dizer que fez a escolha errada. Gostei do comentario que vc fez. As pessoas geralmente escondem o que vc disse. Eu tambem nao gosto de esconder. Mas muitas pessoas aparecem para nos desanimar quando elas percebem que estamos tendo problemas, simplesmente porque elas ja sabem que se melhorarmos, podemos ser melhores do que elas, e isso nao eh suportavel para elas.

Vc esta em qual periodo ou ano?

cv1

Escrever testes automatizados pro seu software sempre ajuda nessas coisas do tipo “porra, mas tava funcionando ontem!” :wink:

edineimanica

PePeLeGaL:
Nao acho que o melhor que vc deve fazer eh mudar de area. Dificuldades sempre surgem. Se tudo fosse muito facil, nao teria graca. Tente experimentar o principio de que deve batalhar para cada novo avanço. Se vc fez a escolha por essa area, algo deve te atrai nela. Entao foque nisso.

O fato de ter dificuldades nao quer dizer que fez a escolha errada. Gostei do comentario que vc fez. As pessoas geralmente escondem o que vc disse. Eu tambem nao gosto de esconder. Mas muitas pessoas aparecem para nos desanimar quando elas percebem que estamos tendo problemas, simplesmente porque elas ja sabem que se melhorarmos, podemos ser melhores do que elas, e isso nao eh suportavel para elas.

Vc esta em qual periodo ou ano?

Em alguns pontos discordo de você,
Eu disse anteriormente que derepente esta não era a área certa para ele, não por que tenho medo que ele seja melhor do que eu… Pois a nossa área tem vaga para todo mundo e eu tenho uma grande experiência no desenvolvimento de software. Vocês tem que remar bastante para chegar no nível que estou hoje…
Eu só disse para ele que derepente é melhor mudar de área, se ele não esta se sentindo motivado para desempenhar as funções na nossa área…
Com certeza, os erros que ele comete são por causa de sua falta de experiência, com o passar dos anos ele vai ganhar mais experiência e estes erros
não vão mais acontecer…
Mas pela forma que ele apresentou os dados, representa que ele não esta na área certa, pois quando você gosta do que faz, você não vai passar raiva todo o dia e sim vai passar por um apreendizado novo a cada dia…

boaglio

Tem q transformar essa raiva em ânimo para não passar nervoso novamente.

Como? Melhorando o software ou os métodos de desenvolvimento.

Além de testes, numa manutenção deve ser feita uma boa análise do problema; pois aquela “avaliação” de 2 min que resulta em “somente mais um IF aqui” pode gerar uma dor de cabeça mais pra frente.

Ah, e quanto aos seus colegas, não é que a aplicação deles não dá problema, é que eles não te falam quando isso acontece :slight_smile:

fantomas

Não é todo dia, mas passo raiva também; como eu gosto do que faço, passo por cima e sigo em frente.

Projetos web ainda hoje envolvem muitos arquivos de configurações e dependencias por isso quando vc altera alguma coisa mesmo sem querer, coisas estranhas começam a acontecer. As vezes vc jura que não mexeu em nada, mas quando a investigação chega no fundo descobre-se que: foi vc mesmo que causou a alteração e achou que ela estaria conforme as regras, acabou não dando muita importancia e a confusão se instaurou de vez.

Já vi muita gente experiente se contorcer raiva e no final o tormento era apenas uma coisa bem bobinha…

DICA: Dizem que a raiva, o ódio e o desespero deixam as pessoas cegas e as vezes surdas, portanto quanto maior a raiva mais distante vc podera estar da solução pense nisso (esta dica serve para quem mudar de àrea também :smiley: ).

flws

W

Acho que isso eh normal, eu mesmo sempre tem situacoes que projeto nao compila, as vezes compila mas nao funciona de maneira esperada e varias vezes eu entro em panico, fico com vontade de mudar de trampo… ai quando eu chego em casa e estou mais calmo e relaxado POW!! vem uma solucao na minha cabeca. Sempre que alguma coisa esta dando errado HA sempre uma explicacao o problema eh achar o motivo.

O que vc tem que se ter calma, analizar o problema, listar o que pode estar dando errado, testar varias possibilidades, fazer pesquisas na net pro seu problema e etc.
Quando vc trabalha em grupo eh legal porque vc sempre pode perguntar a um colega de trabalho. Eh chato quando as pessoas nem sequer tentam resolver o problema e ja saem perguntando, mas quando foram feitas varias tentativas nao tem problema nenhum chamar um colega e tentar resolver em conjunto.

//Daniel

maior_abandonado

alguém aqui “nunca” passou raiva???

eu ja passei muita… mais como falaram ai…tem a recompensa depois…

procura depura o seu código, dando uma atenção especial para conexão, IO em disco,…coisas que podem dar problemas por motivos aleatórios, e q não sejam exatamente por causa do seu software… as vezes ajuda

Deluxe

relaxa cara…
agora sãp 9:17 da manhã
eu to desde as 8 horas desfragmentando o disco para instalar o debian aqui…
pq minha aplicação só pode ser compilada no linux, e no windows não, um processo chato do ant…
to aqui sem poder fazer nada… pq oq eu fazer no windows vai ser inutil…
ainda vo te que esperar acabar…
pra depois instalar o debian…
e depois instalar o programa
instalar o java…
instalar o eclipse
instalar o tomcat
kkkkkkk
aiaia
fodz
=(

fredferrao

Essas coisas sao normais como ja disseram, mas tenho que concordar um pouco com o edineimanica, realmente da maneira que ele colocou parece que nao ta pra area mesmo, nos primeiros erros ja quer pular fora.

Eu mesmo só gosto de desafios dificeis, meus projetos caseiros sempre começo pela parte dificil, quando chega na hora do CRUD, eu boto o projeto na gaveta e nunca termino hahaha.
O bom do negocio complicado é que quando vc acha(cria) a solução nao tem prazer maior, entao se vc nao pensa assim melhor rever tua profissao.

E por ultimo, SIM, as pessoas podem sim fazer uma escolha errada e começar um curso que nao esta pra ele, NÃO que este seja o seu caso é claro.
Eu conheco um monte de gente que passa a vida reclamando da nossa profissao, porra ninguem ta de obrigando a ficar, tu tem que gostar do que faz.

T

Dicas:

a) Programação exige um determinado perfil (de gente que é atenta àqueles detalhes estúpidos, do tipo “A != a” ou “á != à”), que nem todo mundo tem.
b) Se você tem baixa resistência à frustração, não vá ser vendedor - vendedores precisam de uma resistência à frustração que é maior ainda que um desenvolvedor Web trabalhando com iPlanet :stuck_out_tongue:
c) Você pode ser um excelente analista de sistemas (e desenhar aqueles maravilhosos diagramas de classes ou de entidades e relacionamentos) e excelente em tecnologia; não precisa bater a cabeça e ficar insistindo com configuração de web applications (que sáo um nojo mesmo).
Eu mesmo também odeio tais coisas, e é por isso que não gosto de C (e quando uso C++ uso aquelas bibliotecas malucas que deixam a linguagem irreconhecível, parecendo mais Javascript que C++). Em C há problemas mais misteriosos que uma configuração estúpida XML e que são mais díficeis de remover; às vezes é necessário reescrever um programa inteiro para remover um determinado bug impossível de tirar (a famosa técnica da bomba atômica).

rafaelglauber

Oi,

Engraçado…em minha época de faculdade tudo dava errado também, e tinha a mesma impressão, depois começei a achar isso bom, pelo fato de sempre me esforçar mais para conseguir alguma coisa e isso sempre me fazia descobrir outras coisas na tentativa de resolver o problema…acho que na fase inicial isso é bom, mas depois de um tempo se persistir procure ver se realmente tem aptidão para a área ou se deve migrar para outra mais adequada para seu perfil.

no mais PERSEVERANCIA que a recompensa chega.

Leozin

O que é perseverancia?

T

Tá bom, o corretor ortográfico do Firefox dele não estava ativado, e deveria ter apontado para a palavra “perseverança”. Mas vamos continuar no assunto, tá bom?

rafaelglauber

O que é perseverancia?

seria como o personagem do casseta e planeta falaria em algum produto novo tabajara!!!

perseverança

:lol:

T

Hum… a língua portuguesa tem esses “corner cases” que são realmente complicados.

Substantivos abstratos que terminam com “ança”:
temperança, esperança, perseverança, lembrança

Substantivos abstratos que terminam com “ância”:
ignorância, ganância, jactância, distância

Os poetas diriam que os que têm sentido positivo terminam com “ança” e os com sentido negativo com “ância”, mas isso é porque eu fiz uma amostra enviesada (“biased”).

E para os estatísticos: Como é que eu escrevo, “variança” ou “variância”?

rafaelglauber

thingol:

E para os estatísticos: Como é que eu escrevo, “variança” ou “variância”?

Oi,

Não sou estatístico, mas como essa foi uma matéria muito chata na faculdade acredito que seja variância (por causa dos poetas) mesmo, eu uma consulta rápida ao google percebi que a segunda alternativa tem mais resultados relevantes.

ps. o google até sugere a troca para a segunda quando colocamos a primeira.

renatosilva

.

leohunther

Po eu também sou exatamente assim. E às vezes fico pensando se isso é um problema, porque vida de programador não é ficar só resolvendo problema às vezses é fazer coisas repetidaças.
Assim, você acaba não sendo muito produtivo, porque não fica entusiasmado em fazer uma coisa chata que é repetida.

Sobre o lance do perfil do profissional. Eu acho que, quem trabalha com programação( e com informática no geral), tem que ser paciente.
Então saiba parar, que é uma coisa que eu fico me dizendo todo o dia. trava a máquina, toma uma água, da uma volta, depois você tenta de novo; Amanhã você tenta de novo.
Programador é raça teimosa!!
Aí depois a gente vê aqueles videos de gente tacando monitor no colega do lado : )

rdantas

e aê Moa, blz?!!

Cara, esquenta naum, vc esta no ultimo periodo, já chegou até aqui. É só terminar a monografia e correr pro abraço. Quando vc terminar a facu, vai ter tempo de sobra para se especializar naquilo que quiser, e problemas como estes vão desaparecer normalmente.

Experiencia própria!!!

L

cara acho q esse sentimento é um tanto comum na nossa área, mas é passageiro também.Tenta ver se para o seu problema já não existe uma técnica que te ajuda a resolver um dado problema, acho que muita dor de cabeça pode ser sanada uma vez que você conheça as técnicas corretas , entenda os conceitos…tá certo que isso demanda tempo, mas pode apostar, depois que entende os conceitos e domina a técnica, o seu problema irá diminuir =)

e como já disse Ayrton Senna :

“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”

té mais [:D]

victorwss

Eu ando passando raiva com um cara que roda um indentador automático que não entende generics. O cara não confere o resultado e commita isso de 5 em 5 minutos. Isso sim dá raiva. :evil:

Sparcx86

:lol: :lol: :lol: :lol:
A grama do vizinho é sempre mais verde.
Todo mundo passa raiva, a diferença é que alguns conseguem conte-la e outros não.

B

Já mudei de área uma vez, e posso dizer que se você não gostasse já tinha saído. É incrível como nessa hora não tive dúvida sobre o que eu não gostava, e estava disposto a arriscar coisas novas, mas não por causa dos outros.
Da pra perceber que você tem vontade de resolver seus problemas de programação e se dedica bastante nisso. Se está nervoso é pq gostaria de ver alguma coisa acontecendo :slight_smile: Com o tempo e prática isso muda.
Todo mundo passa raiva, mas elas mudam de foco, por exemplo hj minha raiva é quando percebo que estava complicando algo que era simples :wink:

soaresinfo

Quando o problema é muito cabuloso, geralmente a solução é algo bem simples. Quanto mais trabalho, mais isso se torna uma regra!

LeandroRodrigues

edineimanica
Em nenhum momento do seu post vc falou derepente

erickles

Também acho. Nos bugs (e muitos…existentes a mais de 5 anos…) que eu acho aqui, o problema esta em um “if”…

Antes eu também costumava passar raiva, hoje, penso diferente, decidi ligar o “foda-se”.

S

Tirando o extress que passamos com a galera de redes/banco.
Essa semana tive uma legal, em um dia meu projeto estava funcionando que nem uma beleza, rodando lizinho. Ai simplismente de um dia para o outro ele da um gargalo ENORME! Voltei, peguei versão antiga no svn para rodar novamente e nada e eu reclamando com a galera de TI e do banco que o problema poderia ser neles. Até agora nada, o gargalo continua e mesmo eu profilando o projeto e mostrando que o maior tempo gasto do projeto é em getConnection nada é feito, eu simplismente continuei programando e vamos ver na hora de gerar o deploy como vai ser hehe.

Realmente a forma como liberamos a nossa raiva diz tudo, ontem mesmo eu cheguei em casa e relaxei um poco na parede de casa haha. Creio que todas as areas passam por isso, a gente tem que aprender a conviver mesmo, se nao ficamos loucos.

Criado 26 de outubro de 2008
Ultima resposta 31 de out. de 2008
Respostas 29
Participantes 25