Passseeeeiiii - SCJP 5.0 - 90% - Dicas e Sugestões

Ae pessoal como é de costume estou informando a todos aqui do Fórum que eu passei na SCJP 5.0 com 90%, sendo que fiz a prova nesta quinta (14/09) a tarde.

E como é usal também vou descrever aqui minhas impressões da prova. Mas antes gostaria muito de agradecer a todos desse fórum que sempre postaram coisas muito interessantes e que me ajudaram muito na hora de fazer a prova. Uma das coisa que mais me ajudou foi a descrição do Fael Cavalcanti, o cara detonou nos detalhes eu não consigo lembrar de tantas coisas detalhadas como ele:

http://www.guj.com.br/posts/list/40358.java

Bem pra começo de conversa a minha prova estava marcada para as 8:00 desta quinta aqui em Campinas, e não sei por qual motivo o software não estava autenticando uma senha que o cara coloca antes de comecar a prova. Fiquei quase meia hora pra ver se ele resolvia e nada, então o cara do exame pediu pra eu voltar a tarde, pois nesse dia somente eu iria fazer prova. Bem tirando esse contratempo, retornei la as 15:00 e comecei a fazer o exame tranquilamente. Como relatado pelos nossos colegas, o tempo que você leva pra responder umas perguntas da Sun é contabilizado, então tome cuidado com esse tempo. Só uma observação, haviam dois questionarios antes da prova iniciar, o primeiro perguntando sobre seu conhecimento em java, o qual todos recomendaram colocar como baixo em tudo que poderia facilitar a prova, isso pode ser superstição ou algo do tipo, não quiz contrariar e coloquei newbie em tudo e ta ok. Segundo vem umas questões sobre se a Sun pode ou nao te enviar email, nem li direto e fui dando accept em tudo, e acredito que essa parte que conta no tempo, pois quando comecou as quetoes os relogio estava em 173 min, e não 175 que é o tempo da prova total.
Bem, iniciando a prova, comecaram a aparecer questões até fáceis no comeco, do contrário que alguns colegas relataram dizendo que as mais difíceis eram as primeiras, no meu caso foi diferente, tanto que as questões mais difíceis para mim foram de Threads e Generics, mas que só comecaram a aparecer um pouco menos da metada pra frente, acho que por volta da questão 30. O que mais me chamou a atenção foi a quantidade de questões drag and drop, pensei que seriam umas 3 ou 4 e no fim foram 10, sendo uma de difícil interpretação e umas com muitas opções, algo em torno de 20 caixinhas pra preencher. Fora isso o que achei mais dificil mesmo foram as questões de threads e Generics, algumas com mais de 40 linhas de código. Nesses tópicos foi que meu score foi pra baixo (75% e 80 % respectivamente), mas sei que minha pontuação foi muito boa e por isso não vou reclamar disso.
Agora com relação ao tempo, aconteceu o que eu imaginava e o que outros colegas relataram, o tempo da de sobra pra fazer as questões. Na metade do tempo ja estava nas últimas questões, e em 2 horas já tinha revisado as questões que marquei (9), e depois desse tempo fiquei vendo todas as outras quetões. Só uma dica pra quem não sabe, depois que vc responde todas as questões, aparece uma tabela, com o numero das questoes, respostas, se não estiver respondida ele coloca em vermelho, se estiver marcada pra revisão fica em amarelo, e as questões drag and drop tem um texto dizendo acho que aplication, então como sabia do risco de rever uma questão drag and drop e perder o que vc tinha respondido, eu não revisei nenhuma depois de respondido.

Segue abaixo o meu score em cada tópico:

Declaration, Initialization and Scoping ---- 100%
Flow Control ------------------------------- 100%
API Contents ------------------------------- 90%
Concurrency -------------------------------- 75%
OO Concepts -------------------------------- 80%
Collections / Generics --------------------- 80%
Fundamentals ------------------------------- 100%

Bem agora vou dar um tempo em estudo pra certificação, quero pegar firme no inglês e talvez espanhol, mas ano que vem acho que vou tentar a SCWCD ou SCJD.

Mais uma vez obrigado pr tudo pessoal e ate a próxima.

:thumbup:

Olá Baiano!

Parabéns pela conquista! :slight_smile:

Estou iniciando no mundo Java e gostaria de saber quanto tempo vc ficou estudando para a prova da certificação? E se vc ja trabalha com Java faz muito tempo!
Na verdade eu ainda nao trabalho com programação Java mas trabalho com outra linguagem ja alguma tempo e estou interessado em aprender Java e tentar a certificação!
Vi tb que a Sun esta com uma promoção no valor da prova e estou pensando em aproveitar!

Obrigado!
Abraço!

Meu…

O que eu tenho com isso???

Eu passei com 200%, montei os simuladores… fiquei loco!
E to nem ai…

:twisted:

jlunge,

Eu conheço Java a uns dois anos mas só peguei firme mesmo trabalhando a pouco mais de um ano. Quanto ao estudo eu comprei meu livro da Kathy no comeco do ano e ficava enrolando pra estudar, via um capitulo e parava sabe, so consegui pegar firme mesmo em junho, e no final de julho eu acabei o livro todo, fazendo exercicios e alguns trechos de código que tinha dúvida. De lá pra cá foram só simulados. O problema da prova 1.5 é que existem poucos simulados se comparados com a da 1.4, e os que posso citar são o do próprio livro da Kathy, do simulado Wizlabs, o oficial da Sun e do site www.examulator.com

Também fiz um que foi muito importante, os do Dan, que apesar de ser pra 1.4, abordam temas dificeis, e que te deixam bem treinados pra prova. Pena que não deu tempo de fazer tudo, e se tivesse feito a de threads poderia ter ido ainda melhor, mas ta valendo.

Abracos e bons estudos

É …?? que Legal !!!, agora presta novamente o exame, pois não atingiu 100%…

Bacharel em Ciências da Computação
Sun Certified Programmer for Java™ 2 Platform 5.0 - 100%

“1.5 é VM, a plataforma JEE é 5, mas um score para você”
:twisted:

Fallow Baiano. Meus parabéns pelo resultado e obrigado pelos comentários!!!

É para isto que serve os colegas desta comunidade, visando colaboração e disseminação de conhecimento através da maturidade adquirida de cada um. Mais um do nordeste mostrando que agente aqui não dá mole não.

E para complementar o que baiano falou, vale ressaltar aos que ainda irão fazer a prova que procurem ter toda uma didática do livro, ou seja, leiam todo o livro, respondendo todos os exercícios, e posteriormente passando entre 1 à 2 meses só de simulados continuadamente para terem um bom score, assim como ele o fez. Uma vez que no meu caso não tive muito tempo para fazer simulados, por conta da validade do voucher.

Também estive pensando em fazer o SCJD, mas infelizmente terei que antecipar o meu SCWCD por conta de uma oportunidade de trabalho, e quando o fizer voltarei para o SCJD para JSE 1.5(Tiger), pois considero um grande desafio.

É isso aí cara, siga em frente e muito sucesso nas suas próximas conquistas!!!

:wink:

Legal cara, parabéns! A idéia é essa mesmo, passar pra gente as experiências que teve com a prova. Boa sorte para as próximas certificações!

Um abraço!

Faltou vc informar o link do Simulado do Dan pra nós, tambem estou no ponto agora só dos simulados, mais tb estou respondendo o livro do Roberto só de questões, são 500, acho q inicio de outubro eu vou pra cima da prova tb.

vlusssssssss e parabéns

Nesse post aqui eu coloquei uma lista boa de simulados, e tem o do dan, o quarto na sequencia, e do examulator tb:

http://www.guj.com.br/posts/list/33745.java

Flw :thumbup:

Blz Baiano!

Obrigado pelas dicas e mais uma vez, Parabéns pela conquista!

Agora vou ver se me encarto tb ! hehe!

Abraço a todos!

http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=170414

estudando por esse livro é possível passar? Eu já programo um pouco em java.

magic.thiaguinhu,

Eu estudei por esse livro, so que a versao ingles, é o melhor pra certificação, só tome cuidado com as traduções, mas se ler com atenção e dar uma procurada aqui no guj sobre alguns erros que essa versão contém, mas ele realmente é a melhor referência. Depois de ler ele e fazer alguns simulados, pelo menos umas duas semanas, pode ir tranquilo pra prova que não tem erro.

Bons estudos

baiano

Ok, vou estudar por ele e depois posto qdo fizer o exame.

Ae Baiano parabéns kra…
eu to estudando pra tirar a certificação agora em fevereiro…to usando o livro da Kathy…usando os simulados do Dan…minha dúvida é se as questõers que existem nos simulados são mesmo próximas ao teste e se alguém ai pode me instruir, dando umas dicas ai…

abraços a todos e parabéns mais uma vez…

cara parabens… ai… bom score… eu estou a caminho do exame meu voucher vence em abril mais to na luta ja li o livro da kathy em portugues acho q vou dar outra revisada… ta complicado… as questores de drop mata o cidadao :smiley: