Patente

12 respostas
edurezende

Alguém tem ideia de como patentear um software?

12 Respostas

r_linux

Coisa feia ein… patentear software…

Vc vai patentear o produto ou a ideia/funcionalidade do aplicativo ???

:shock:

louds

Você tem certesa absoluta que deseja patentear seu software e não registrar a autoria dele?

Patentes são caras, o processo é lento, e para software são anti-éticas. De qualquer forma, se lembro bem, custa por volta de uns 400 reais para cada 5 folhas mais um custo fixo (uns 200-500 reais), posso tar falando besteira, mas acredito que voce paga a taxa toda por ‘viagem’ que a documentação fizer para nossa capital.

Quase todas grandes capitais possuem um escrito do patentes e registros, caso contrario você pode encaminhar direto para Brasilia ou em uma unidade da policia federal.

Registro autoral é bem mais barato e justo, se teu caso for apenas registro de software.

TaQ

Patente é uma coisa inútil hoje em dia se você quer ganhar dinheiro patenteando a idéia.
Fatalmente você vai estar usando algumas patentes de algumas outras empresas que podem

a) processar você por usar as patentes dela, por que elas não podem usar a sua
b) fazer uma “troca” de patentes com você para uso mútuo

Nos dois casos não há vantagem. Fora que levam muito tempo para serem registradas e pode ser que já tenha alguma com a mesma idéia sua em processo de aprovação.
Quer um conselho, se sua meta não for ganhar dinheiro e sim ser reconhecido pela idéia? Libere o código em GPL para o mundo todo. Assim não tem jeito de contestarem sua originalidade, mesmo que já tenha alguma patente oculta em trâmite por aí.

r_linux

“TaQ”:
Patente é uma coisa inútil hoje em dia se você quer ganhar dinheiro patenteando a idéia.

No caso de Software… a funcionalidade da aplicação não pode ser Patenteada…
A nova lei de Software na Europa ia permitir isso… e deu mó briga.
Estou meio desinformado… mas acho que é isso…

edurezende

A idéia é justamente promover o software livre, estou querendo saber as dificuldade para se ter algo patenteado.

r_linux

:o aaaahhhh !!!
Não sei não… mas não é barato e nem facil… mas não faço a minima idéia.
Só sei que é assim. :smiley:

TaQ

“r_linux”:
No caso de Software… a funcionalidade da aplicação não pode ser Patenteada…
A nova lei de Software na Europa ia permitir isso… e deu mó briga.
Estou meio desinformado… mas acho que é isso…

Eles estão brigando para poder não mais patentear isso. Nos USA e até por aqui estão cheios de pantentes da funcionalidade da aplicação. Veja por exemplo o “One Click Shot” patenteado pela Amazon que não deixa ninguém comprar mais nada em apenas um clique a não ser lá com eles. Ou até o fato de embutir plugins no browser, vide a briga recente da Eolas … tem gente que tem a patente dos autocomplete dos editores de texto!
Só para constar algumas patentes (tem hardware no meio também) da m$ aqui:
http://www.inpi.gov.br/pesq_patentes/conteudo/ptn_base.htm
Preencha “microsoft” (sem o cifrão, lógico ehehe) como nome do depositante.

louds

“TaQ”:

Quer um conselho, se sua meta não for ganhar dinheiro e sim ser reconhecido pela idéia? Libere o código em GPL para o mundo todo. Assim não tem jeito de contestarem sua originalidade, mesmo que já tenha alguma patente oculta em trâmite por aí.

A GPL não te protege de patentes de terceiros.

TaQ

É bem burocrático, caro, e como citei acima, meio na “loteria”, por que você pode gastar tempo e dinheiro e alguns meses depois algum sujeito vier te processando por que ele tinha um pedido de patente anterior.
Lance tudo GPL o quanto antes e no maior número de lugares possíveis, que aí você tem provas se alguém chegar te cobrando uma patente depois que você colocou o seu código no ar e antes do cara ter enviado a patente para aprovação. :slight_smile:

louds

“TaQ”:

É bem burocrático, caro, e como citei acima, meio na “loteria”, por que você pode gastar tempo e dinheiro e alguns meses depois algum sujeito vier te processando por que ele tinha um pedido de patente anterior.
Lance tudo GPL o quanto antes e no maior número de lugares possíveis, que aí você tem provas se alguém chegar te cobrando uma patente depois que você colocou o seu código no ar e antes do cara ter enviado a patente para aprovação. :-)

Porêm isso só vai possuir algum valor legal se voce registrar os direitos autorais do software.

TaQ

Pelo menos já é prova que a idéia foi apresentada e implementada antes da requisição da patente, ou seja, já estava em uso há algum tempo e você já tem argumentos para tentar deixar a patente nula. Se na requisição da patente ela é definida como uma idéia original/inédita, o fato do código já estar funcional antes da sua apresentação já é contraditório te dá base legal de questionar a patente.

Como nada mais o protege das patentes de terceiros se as mesmas já forem patentes antigas e devidamente homologadas. Hoje em dia se tem patentes para software das coisas mais idiotas possíveis,. mas o meu ponto é que lançando o software (com uma idéia inédita/original) em GPL, para várias pessoas ao mesmo tempo e alcançando uma boa visibilidade, você tem mais argumentos para dar peso ao que eu disse acima, para provar que nesse caso você já havia criado e implementado o que o sujeito estava tentando patentear. Ele pode até ganhar a patente (pois o escritório de patentes vai desconhecer o seu código GPLed, não consta lá, afinal), mas se ele for retrucar com você depois você já tem uma boa base para se defender.

manu_treta

r_linux:
Coisa feia ein… patentear software…

Vc vai patentear o produto ou a ideia/funcionalidade do aplicativo ???

hhahahahahahahhahahahaha

:stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

eça foi boua…

PRA PATENTIA UM SOFITWAR: http://www.programabrasil.org/?p=29

Criado 14 de novembro de 2003
Ultima resposta 10 de set. de 2009
Respostas 12
Participantes 5