Path do banco de dados

Estou criando uma aplicação Java + Banco de dados para desktop, o SGBD que uso é o HSQLDB.

Apesar do projeto possuir alguns problemas que estou tentando resolver, consigo acessar minha base de dados através do front-end feito em Java. Na hora de usar a opção connecting using no drive HSQLDB, ponho o caminho completo do meu banco de dados.

Algo assim: jdbc:hsqldb:C:\diretorio\diretorioOndeEstaBancoDados\

Ou seja, o caminho completo.
Quando tento executar o programa clicando no arquivo .jar criado pelo NetBeans(dentro do diretório dist), tudo ocorre normalmente, até o momento em que meu programa tem que acessar o banco de dados! Nada aparece na tela. Porém, quando meu programa é executado pelo NetBeans, a tabela com todos os registros aparece como é esperado. O que me faz pensar que o problema está no caminho do db que é passado para o NetBeans não é encarado da mesma forma pelo .jar da aplicação.

Ou o erro que ocorre nada tem com o path completo do banco de dados que passei para o NetBeans?

Agradeço toda ajuda possível!

O NetBeans permite que você inseria um .JAR somente para uma aplicação (nas propriedades do projeto na opção de bibliotecas).
O problema é que para aplicações criadas não trazem estes JAR, você tem que inserir no seu CLASSPATH.

Você quer dizer que o .jar final da minha aplicação não vai reconhecer o .jar que foi inserido no NetBeans, é isso? E então para rodar meu programa a partir do .jar criado pelo NetBeans eu devo colocar no CLASSPATH o .jar que eu tinha inserido antes no NetBeans?

E quando eu tiver que levar o .jar gerado pelo NetBeans para outra máquina? Como fica?

Sim. O jar gerado pelo netBeans só contém as classes de sua aplicação (o seu projeto).

Quando você precisar instalar sua aplicação em outra máquina tem que levar todos os jar e setar o classpath (nada que um script de shel ou um instalador não possa fazer).

se quiser você pode abrir o jar das bibliotecas, no próprio netBeans, e copiar as classes para o seu projeto (mas não te aconcelho isso) sempre que uma dessas bibliotecas forem atualizadas, você tera que recompilar o projeto e se você tiver duas ou mais aplicações, vai ter classes repetidas.

Setar o CLASSPATH para achar os .jar do meu projeto na máquina onde vou instalar o programa…
Isso se refere ao JRE da máquina onde vai ser instalado o programa, certo?
Mas não há problemas, levando em conta que o NetBeans conhece o path do .jar, e na outra maquina o JRE vai enxergar esse .jar em outro path?