PATH ou CLASSPATH... Alguem me ajuda

Bom galera, ja li os artigos sobre CLASSPATH aki do forum, mas assim msm nao to conseguindo entender mto bem,…

No programa que estou fazendo aqui, um site fala isso:

Como que eu faço para colocar esses jar no PATH da aplicacao? Como que devo fazer isso??
E depois se eu for utilizar um “eclipse” devo tambem ter feito isso? Ou ai nao será necessario?

Obrigado…

Hum, o site disse “PATH” mas deveria ser “CLASSPATH”.

“PATH” é usado para programas executáveis (no caso do Windows, .EXE, .DLL); “CLASSPATH” é usado para os binários Java (diretórios, no caso de .class, e os próprios arquivos .jar)

No caso do Eclipse você precisa incluir esses arquivos em um diretório de sua aplicação, Menu Project, Properties, escolher Java Build Path, escolher Libraries, e adicionar os arquivos .jar (usualmente com “Add Jars” ou “Add external Jars”).

No Eclipse crie um diretorio lib jogue esses jars dentro, entre no diretorio clique com o botão direito em cima do jar escolha Build Path —> Add to Build Path.

Se vc precisar usar os jar em direfentes projetos, tb pode colocar seus arquivos .jar dentro do diretorio {instalacao do java}/jre/lib/ext.

Isso não é recomendado - pode dar problemas com aplicações que não necessitam desses jars, ou então que usam versões diferentes desses jars. Se você fizer isso com o seu Java e tentar rodar o Tomcat, vai ver que ele vai ter um monte de problemas ao iniciar.
Se precisar de algo que tenha normalmente de ser posto em jre/lib/ext (como um JCE Provider), é preferível usar a opção -Xbootclasspath.

humm sei… obrigado pelas dicas…
Pelo netbeans seria a mesma coisa do eclipse??
Obrigado…