PDV: Por onde começar?

Olá pessoal!

Acredito que logo começarei a desenvolver um PDV mas sequer sei por onde começar. Existe algum órgão que possui as especificações para esse tipo de software? Se sim, qual? Qual a relação de um PDV com ECF, TEF, PinPAD e coisas do tipo? Quais são as funcionalidades básicas deste tipo de sistema?

Você tem que se informar na secretaria da fazenda do seu estado. De maneira geral, elas disponibilizam os manuais com a informação necessária para a homologação do software.

E qual o nome desse manual?

Isso varia de estado para estado, por exemplo, essa é a página da sefaz de Minas Gerais:

http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/ecf/

Tem que entrar no site da sefaz de cada estado e procurar. Mas pode preparar o espírito porque o processo é beeeeem burocrático.

Você se refere ao processo de homologação ou ao processo de leitura da especificação? Conversei com meu chefe e fui orientado que o PDV terá ECF e TEF. Não será necessário realizar cadastro de produtos e clientes pois o PDV será integrado com um ERP. É só isso mesmo? Parece que o escopo do projeto está bem menor do que deveria ser.

Já estou lendo a especificação do ECF disponibilizada na secretaria da fazendo do estado de São Paulo.

[quote=Júlio Murta]Você se refere ao processo de homologação ou ao processo de leitura da especificação? Conversei com meu chefe e fui orientado que o PDV terá ECF e TEF. Não será necessário realizar cadastro de produtos e clientes pois o PDV será integrado com um ERP. É só isso mesmo? Parece que o escopo do projeto está bem menor do que deveria ser.

Já estou lendo a especificação do ECF disponibilizada na secretaria da fazendo do estado de São Paulo.[/quote]

a homologação mesmo

[quote=rmendes08][quote=Júlio Murta]Você se refere ao processo de homologação ou ao processo de leitura da especificação? Conversei com meu chefe e fui orientado que o PDV terá ECF e TEF. Não será necessário realizar cadastro de produtos e clientes pois o PDV será integrado com um ERP. É só isso mesmo? Parece que o escopo do projeto está bem menor do que deveria ser.

Já estou lendo a especificação do ECF disponibilizada na secretaria da fazendo do estado de São Paulo.[/quote]

a homologação mesmo [/quote]

Quanto tempo leva, em média?

Procura por “PAF-ECF”, “automação comercial” e “NFC-e”

Importante lembrar que a partir de 01/04/2014 em SP não será mais lacradas ECFs. Então já vai pensando no NFC-e e no CF-e-SAT, dando prioridade ao NFC-e.

Pense também no desenvolvimento do PDV que pode ocorrer que por algum motivo o ele perca a conexão com o servidor, e mesmo assim ele não pode parar de vender, já pense em um modo de contingência para o PDV, com sistema de carga de itens.