Bom dia
tenho um problema com o arquivos fonts.xml para utilizar com o meu jasper para gerar relatorios, como tenho que inserir varios .ttf no meu java diferente para cada clientes,
so que ai que esta meu problema se eu criar a fonte importar o meu ttf para o java para criar a mesma , so vem o nome da familia principal
exemplo
vijayab.ttf
nome da fonte e Vijaya Bold
a familia dela e Vijaya
daonde eu tiro os dados que eu preciso colocar no exporter dela ?
eu sei que um deles e o nome da familia da minha fonte mais as familias genericas dela (semelhantes)?
Um “generic font family” pode conter vários TTFs. Por exemplo, “Calibri” no Windows XP é implementado usando-se 4 TTFs:
11/09/2006 12:12 352.736 CALIBRI.TTF
11/09/2006 12:12 351.544 CALIBRIB.TTF
11/09/2006 12:12 362.524 CALIBRII.TTF
11/09/2006 12:12 367.620 CALIBRIZ.TTF
Se você não disponibilizar as 4 versões de Calibri (Normal, Bold, Italic, Bold Italic respectivamente), mas apenas uma delas, é meio complicado passar só a “generic font family” e pegar a fonte certa - esse tipo de coisa o Windows toma conta, mas o Java não sei se sabe lidar corretamente com isso.
Acho mais razoável deixar como está 
De qualquer forma, o nome (se é “Bold” ou “Negrito”) também depende da linguagem do sistema operacional (se inglês ou português).
Entanglement ,
sim o metodo getfamily pega a familia principal dela, mais assim
existe as familias generica
exemplo a DejaVu Sans
as familias genericas dela são
‘DejaVu Sans’(que seria a familia principal do meu ttf) , Arial, Helvetica, sans-serif
ja a “DejaVu Serif”
as familias genericas dela são
‘DejaVu Serif’, ‘Times New Roman’, Times, serif
não sei se voce agora conseguiu me entender.
[quote=entanglement]Um “generic font family” pode conter vários TTFs. Por exemplo, “Calibri” no Windows XP é implementado usando-se 4 TTFs:
11/09/2006 12:12 352.736 CALIBRI.TTF
11/09/2006 12:12 351.544 CALIBRIB.TTF
11/09/2006 12:12 362.524 CALIBRII.TTF
11/09/2006 12:12 367.620 CALIBRIZ.TTF
Se você não disponibilizar as 4 versões de Calibri (Normal, Bold, Italic, Bold Italic respectivamente), mas apenas uma delas, é meio complicado passar só a “generic font family” e pegar a fonte certa - esse tipo de coisa o Windows toma conta, mas o Java não sei se sabe lidar corretamente com isso.
Acho mais razoável deixar como está 
De qualquer forma, o nome (se é “Bold” ou “Negrito”) também depende da linguagem do sistema operacional (se inglês ou português). [/quote]
quanto ao bold e negrito as vezes não e da linguagem e sim do proprio ttf isso eu ja identifiquei e separei eles pela familia principal dos mesmos so precisava mesmo um jeito de conseguir achar as familias genericas dos arquivos para adicionar no meu arquivo de fonts.xml para que as mesmas sejam utilizadas quando eu exportar arquivos do jasperreport em pdf
Bom, não vi no AWT nada que permita informar se a fonte é sem serifas (e no caso você teria como fontes substitutas a Arial, Helvetica e sans-serif) ou serifada (nesse caso, Times New Roman, Times ou serif) ou se ela é chinesa (nesse caso, SimSun para a fonte serifada, SimHei para a fonte sem serifas) ou japonesa (MS Gothic etc.)
Talvez você tenha de determinar isso de outra forma.
realmente esta sendo bem doloroso procurar algo para fazer isto,
outra pergunta que não quer se calar
pegar o encode type da fonte pelo ttf eu me lembro de ter achado algo sobre isso mais ate agora, nao consigo achar novamente.