Pegar a cor de uma imagem [Resolvido! E sem apelar prá lógica fuzzy hehehe]

Aê, galera. Preciso desenvolver um projeto urgente e não sei quase nada de java prá fazer isso. O negócio é o seguinte: como faço prá pegar a cor de uma determinada imagem? Imagine uma foto e um cursor (no formato de uma circunferência) que o usuário poderia aumentar ou diminuir o tamanho deste. Aí o que eu devo fazer é pegar todas as cores dos pixels que se encontram dentro deste cursor, tirar uma média e retornar a cor predominante que está dentro dele. Sinceramente não faço nem idéia de como fazer isso. Tenho apenas um mês prá desenvolver este projeto. Alguém tem alguma dica, código fonte de algo similar, etc? Ficaria muito grato.
Desde já agradeço…
Abraços.

javax.imageio.ImageIO para ler a imagem (método read).
java.awt.image.BufferedImage para ler o RGB do pixel desejado (método getRGB).

BufferedImage imagem = ImageIO.read( new File( "caminho do arquivo" ) ); // x e y são as coordenadas o pixel desejado na imagem Color cor = new Color( imagem.getRGB( x, y ) );

Leia a documentação.

[]´s

Então, brother… isso me retornaria o rgb ou o nome da cor? se retornar o rgb como faria prá saber o nome da cor?

RGB

Nome da cor? Que cor seria #0099CC para você? Azul? Azul esverdeado? Azul turqueza? Entende o problema?
Algumas cores você conseguiria dar o nome: FF0000 é sem sombra de dúvidas vermelho, mas e as frações dela? Você teria que ter algumas regras na sua aplicação. Lógica fuzzy talvez?

Acho que ele queria uma classe mais ou menos assim:

Color c = new Color (208, 209, 190);
System.out.println (ColorUtils.getColorName (c)); // imprime "color of donkey when fleeing"

RGB

Nome da cor? Que cor seria #0099CC para você? Azul? Azul esverdeado? Azul turqueza? Entende o problema?
Algumas cores você conseguiria dar o nome: FF0000 é sem sombra de dúvidas vermelho, mas e as frações dela? Você teria que ter algumas regras na sua aplicação. Lógica fuzzy talvez?[/quote]

Então, brother… foi em algo similar que eu pensei… como disse tenho um mês prá desenvolver. Por isso estava vendo se não existe uma maneira mais rápida prá fazer isso… Se não existir eu já começo a criar as regras e encaro lógica fuzzy mesmo…