Pegar informacoes de um sistema para usar no meu

Como eu faco para acessar informações de um sistema para criar um sistema meu? por exemplo app de horário dos ônibus, ou mesmo de consulta de saldo do fgts, esses app de terceiros existem de baciada, mas como eu consigo acessar essas informações que estão em outro sistema?

Pela rede. O que pode mudar de um pra outro é o protocolo de transferência utilizado. A maioria vai usar HTTP.

Você deve procurar a documentação do sistema e estudar como funciona a API para terceiros. É dali que você vai buscar os dados, se ela existir.

Exemplo:

Aqui você encontra a documentação da API do Instagram: https://www.instagram.com/developer/

No caso de não haver documentação do site ou sistema, qual materia/conteúdo eu tenho que estudar para descobrir?

Entra em contato com os responsáveis pelo sistema. Se eles não disponibilizam as informações, vai ser um pouco complicado (alem de ser ilegal) usar as informações deles.

Os exemplos que você citou provavelmente tem uma API pronta para desenvolvedores consumirem.

Mas mesmo sendo complicado qual o conteúdo a ser estudado? Pq se fosse fazer um hack, boot para jogos por exemplo elês não forneceriam de jeito nenhum

Tem uma série de fatores envolvidos, e dá para ser feito de algumas maneiras diferentes.

O jogo, por exemplo, quando está em execução, está carregado na memória da máquina, certo? Você pode acessar a memória que está sendo utilizada pelo jogo e procurar padrões, até encontrar a área de memória que representa algo que você quer mudar. Dessa forma, você pode simplesmente mexer na variável que tem o dinheiro do personagem e modifica-lo durante a execução do jogo.

Para isso, você precisa entender de sistemas operacionais e como funciona a alocação de recursos, alem de saber escrever um programa para varrer a memória e procurar o que você quer encontrar. Muitas vezes você pode nem saber o que está procurando, vai gastar um tempinho analisando como o jogo se comporta na memória.

Isso se torna muito mais complexo (e praticamente impossível) quando existe um servidor por trás do jogo, validando todas as ações e mudanças. Você teria que penetrar todas as barreiras de segurança do servidor para conseguir fazer algo, e provavelmente eles iriam detectar e desfazer, alem de te banir por exploração de falha de segurança.

Para fazer isso, você precisa entender de redes e segurança, como encontrar brechas, coisas do gênero.

Analisando a complexidade da coisa, no exemplo do jogo mesmo ser online, pode ser mais provável que vaze informação para a criação destes boots, hacks do que o desenvolvedor descobrir?