Pessoal, como to na reta final pra SCWCD, to com uma duvida,
Como faço pra pegar a init-param de um servlet usando a EL, tem como?
no servlet seria
getServletConfig().getInitParameter("admin");
consigo pegar o Enumerator retornado por
${pageContext.servletConfig.initParameterNames}
mas nao o init que queria, é algo impossivel?
eu realmente teria que pegar ele no servlet e colocar nos atributos do request, por exemplo?só assim é possivel?
Não serve por scriptlet?
Por EL você não vai conseguir pegar pois você precisa passar um parâmetro para o método getInitParameter, e via EL não é possível passar parâmetro.
Não tem como fazer isso diretamente via EL, já que esta segue a regra de beans, e na regra dos beans um método getter não pode ter argumentos.
O initParam da EL é um mapa com os init-param’s do contexto. Já o pageContext.servletConfig é o objeto em si.
Logo, a única saída é, no seu servlet, criar um HashMap com os init-param’s e passar isso como um atributo pro seu JSP.
Blz, só queria confirmar isso, caso apareça na prova, jah que é meio sem sentido, pois a /pagina.jsp perde sua utilidade, pois se o objetivo era deixar de usar scriptlets, e o exemplo do livro HF, ele subscreve o metodo init do jsp usando uma declaração, então caso eu realmente não utilize scriptlets, configurando no DD true como eu faria?se por exemplo meu objetivo era mostrar esse init-param no meu index.jsp? ou se um jsp fosse chamado a partir de outro? e configurar ele como algum atributo alguem poderia modificar e acho que objetivo não era esse, era poder fazer tudo sem precisar de scriptet, mas nesse caso, ainda sim precisaria do scriptlet, ou então passar por um servlet, mas valeu, na prova não caio numa dessas.
Abraços.
Paulo, ACHO, veja bem, ACHO que os parâmetros exclusivos de servlet perderam sua importância, daí a Sun deixar de fora da EL. Mas isso é só uma opinião pessoal.
Blz bruceramone, entendi sua opinião, era mais um medo da prova, que gerou essa dúvida, e depois acabei achando estranho poder obter essa informação a partir de JSP usando scriptlet e não poder usando EL, mas no mundo real isso pra mim tb não seria um problema não, mas obrigado pela ajuda.
é bom saber que não tem como.risos