Pegar o endereço do arquivo.jrxml no IREPORT

Como eu defino um diretorio dinamico para os meus relatorios no IReport?
Meu relatorio tem uma imagem nele que esta no meu pc
se eu rodar o programa em outra maquina e a imagem não estiver examente onde ta no meu
pc da erro no relorio. Tem como eu definir um caminho dinamico que nem é feito no java usando:

System.getProperty("user.dir");

Tem algo do tipo para usar nos relatorios do IReport, que retorne o diretorio corrente do relatorio?

Você pode passar a imagem para o seu relatório através de um parâmetro ou campo do tipo InputStream. Se for um arquivo, você pode usar o FileInputStream.

Coloque a imagem dentro de um diretório de resources da sua aplicação e acesse ele pelo método getResourceAsStream()

Não intendi como usar.

eu não quero pegar o caminho da imagem no java
e sim no IReport
dentro no Ireport eu queria saber se tem algum comando
que faz isso que pega o diretorio onde ta o arquivo.jrxml
por exemplo tem como fazer isso pelo IReport?

Mas pq vc quer fazer isso?? desculpe a pergunta…mas só por curiosidade

Pq se eu conseguir pegar o caminho onde esta o meu arquivo.jrxml pelo IReport
eu posso colocar a imagem do relatorio junto assim não interessa onde esteja a imagem do relatorio
eu vou conseguir usar ela no relatorio.

O unico geito que eu consegui por imagem no relatorio foi definindo um local fixo pra imagem
mas eu não queria ter que deixar a imagem em um lugar definido e sim em qualquer local que eu rode o meu sistema
a imagem esteja no relatorio, dando flexibilidade pro sistema.
Eu digo isso pq vai que eu configuro o sistema para abrir a imagem do relatorio em C:\img\minhaImagem.jpeg, ai eu xego no cliente
pra instalar o programa e la não tem C: somente D:.
Intedeu?
Não sei se fui claro, mais é isso qualquer coisa eu tento explicar denovo.

Mas se vc ou alguém souber um geito diferente de fazer isso pelo IREPORT eu agradeço.

Abraço.

entao…o jeito é como eu disse anteriormente…

Deixe sua imagem e o .jasper na pasta resources da sua aplicação. Faz um tempo que nao mexo com iReport, mas acho que na hora que tu define o teu tipo image no template, tem 2 opções…File ou InputStream…utilize essa segunda opção, passando um inputStream da imagem nos parâmetros do relatório…

Abraço