Pegar Pixel

Galera estou usando um JPanel para ser minha tela de desenhos, não se isso é a melhor forma pois no java não encontrei um tipo Image onde eu coloco no forma e faço pinturas a vontade como no C++, ou um canvas como no J2ME, bom o meu problema é o seguinte desenheiro um quadrado pelo metodo PaintComponent(), do JPanel agora eu quero pintar dentro deste quadrado, ou seja preciso pintar os pixels dentro de um while até ele achar um pixel de cor preta, isto significa que é a borda do quadrado e que ele não pode ultrapassar esta borda, uma tarefa simples mas não estou achando no Graphics um metodo que me retorna a cor do pixel, alguem pode me ajudar?

Como de costume, em Java tudo é mais difícil que parece. Se quer fazer um “flood fill”, tente ler esta referência:

http://docs.rinet.ru/UJ11/ch31.htm

Ele fala sobre Java 1.1, mas o que você vai usar é válido para qualquer versão do Java.

valeu amigo vou dar uma estudada, mais uma pergunta se vc não souber vou ter que montar outro topico, vc sabe como eu falo para engrossar o drawline? quero fazer linhas mais grossas que o padrão! Valeu!!