Ola pessoal, boa noite a todos !!
Estou desenvolvendo um sisteminha simples com jsp e servlet apenas para estudo e surgiu uma pequena duvida.
O sisteminha é um de controle de cursos, onde sao cadastrados um curso, turma e alunos ate aqui ok, porem tambem quero fazer que o sisteminha possa lancar presença dos alunos, para isto tenha uma interface que lista os alunos por turma em uma tabela, neste tabela sao apresentados o nome dos alunos e um select com P e F.
minha duvida e como pegar o valores que estao na tabela e mandar para o servlet, alguem ja passou por isto q poderia me ajudar ??
Como você vai pegar uma tabela com diversos alunos, eu recomendaria você diferenciar o atributo “name” de cada aluno, coloca o name como sendo o ID da entidade aluno, desta forma quando você chamar o submit, você pode varrer os atributos com as ID’s dos alunos, para obter cada valor (Claro que de forma passiva, prevendo que algum deles possa voltar null, embora isso seja improvável).
Ola ganondorfan, muito obrigado por responder. :thumbup:
Eu entendi o que você quer dizer mas minha duvida, é quando eu chamar o submit como eu faço para tratar os valores que estaram nas linhas da tabela, no servlet ?
me informe caso eu não esteje sendo claro, ok ! mesmo que não resolva o problema aceito qualquer sugestão, dica ou link .
desde já agradeço!
Como cada vai possuir o “name” com o id do aluno especifico, você vai recuperar os valores selecionados diretamente pelos nomes.
No caso você pega os valores dos parâmetros que vão vir pela requisição (request.getParameter(“nome”) onde nome é o atributo name do select a se recuperar, no caso o ID do aluno.
Ola ganondorfan, muito obrigado novamente por responder !
Eu estava tentado pegar os valores pelo request.getParameter(""), mas o numero de linha da tabela ira depender da quantidade de alunos, nao estava conseguindo pegar porque a tabela criava varios select com o mesmo nome.
Pesquisando conseguir resolver o problema usando o : request.getParameterValues("") ,desta forma:
Assim eu consigo pegar os valores dos selects de cada linha da tabela, com request.getParameterValues(""), e nao request.getParameter(""), como eu estava fazendo …
Ganondorfan, muito obrigado pela consideração cara, Deus te abençoe.
um abraço! :thumbup:
O problema de você pegar com o “values” é na hora de saber de qual aluno é qual select, como sua lista é variavel, se o name for o id, você vai saber exatamente onde aplicar a nota.