Pegar usuario do Windows

7 respostas
rafaelvalerini

Como faço em uma aplicação WEB para pegar o usuario logado localmente na windows, ou seja, tenho uma aplicação que roda no servidor, onde esta necessita do usuario do windows do cliente, de quem acessa o aplicativo on-line.

Vi soluções baseadas em domínios, mas como tenho uma aplicação WEB, não posso ficar preso a domínios.

Alguém tem alguma idéia de como fazer??

Valeu

7 Respostas

leandro.anjos

Desculpas por não poder ajudar, mas você esta programando em java (multi-plataforma) e preocupado em pegar o usuário do windows em uma aplicação “WEB”, eu não consigo ver muito sentido nisso.

Não culpo você, até mesmo porque o mercado gira em cima do mundo Microsoft, espero que tenha sorte nesta tarefa e que não me entenda mal.

Andre_Fonseca

Rafael,

Aqui a gente usa um tal de JCIFS, mas não fui eu quem configurei, portanto só sei usar…

Página do Projeto

Tem alguns posts aqui no GUJ mesmo

Post1
Post2

rafaelvalerini

O Leandro… concordo plenamente com vc… mas é que esse ponto do projeto é requisito de segurança de uma empresa… entaum não posso nem discutir… mas valeu…

A e André dei uma olhada nesse JCIFS, achei interesante, mas ele depende do domínio correto??

M

Se sua rede utilizar ldap (openldap ou AD da Microsoft) da para se conectar no servidor ldap e autenticar o usuário.

Andre_Fonseca

Rafael, ele usa os usuários e domínio de rede do Windows…

T

Aqui na firma (que é uma Microsoft Solution Provider) nós fazemos o seguinte: quando a aplicação web é chamada via Intranet, usamos a autenticação pelo domínio.

Quando a mesma aplicação web é chamada pela Internet (e usamos um hostname diferente), usamos “basic” ou “digest” authentication, e solicitamos que seja digitado o domínio\usuário e a senha (ou, dependendo de sua configuração do ActiveDirectory, usuario@dominio e a senha).

Resumindo:
http://intranet -> autenticação via JCIFS no domínio
http://internet.empresa.com.br -> autenticação via Active Directory

rafaelvalerini

É… acho que vou ter que fazer isto mesmo…

Pelo que li a respeito é a uma idéia interessante solicitar essa autenticação basic, pois com o usuario e senha do sistema garanto a autenticidade do usuario…

Valeu cara…

Criado 5 de maio de 2008
Ultima resposta 6 de mai. de 2008
Respostas 7
Participantes 5