Penando em começar um aplicação J2EE

Rapaziadas,

estou há dias tentando fazer um projeto TESTE para praticar a linguagem Java, mas tem uma coisa que está tirando meu sono.
Estou tentando fazer uma jsp CompactDisc.jsp que chama uma classe chamada Stock.java e que possui método cd[].
Mas quando na CompactDisc.jsp tento instanciar a classe Stock dá um erro 500, dizendo que a classe Stock não está compilada (mas está, a Stock.class está na pasta /store/web-inf/classes).

Alguém tem um tutorial “Criando sua primeira aplicação web e De Quebra Configure o TOMCAT”.

Valeu pessoal, mas estou já cansado desse erro 500.
Essa é a parte do código que está estragando o funcioamento da jsp.

<%
Stock estoque = new Stock();
CompactDisc cd[] = estoque.cds();
for (int i = 0; i<cd.length;i++){
out.print("

" + cd[i].getTitulo() + “”);
out.print("" + cd[i].getInterprete() + “”);
out.print("" + cd[i].getQuantidade() + “”);
out.print("" + cd[i].getPreco()+ “”);
}
%>

E esse é o erro ocasionado.

org.apache.jasper.JasperException: Unable to compile class for JSP

[javac] location: class org.apache.jsp.store.cd_jsp
[javac] Stock estoque = new Stock();

Já tentei importa a Stock, mas não consegui. Ela está no j2src/(package default)

1 abraço galera.

Oi,
Eu acho que resolveria seu problema se você colocasse a classe Stock dentro de um package (a grosso modo é uma pasta) , por exemplo:

pois assim você poderia importar no seu jsp

Tenta fazer isso…

Pô irmão, agora deram 02 erros: 1º no pacote e o 2º na mesma classe Stock.

org.apache.jasper.JasperException: Unable to compile class for JSP

Generated servlet error:
[javac] C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.0\work\Catalina\localhost\thor\org\apache\jsp\store\cd_jsp.java:6: package loja does not exist
[javac] import loja.*;
[javac] ^

Generated servlet error:
[javac] C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.0\work\Catalina\localhost\thor\org\apache\jsp\store\cd_jsp.java:62: cannot resolve symbol
[javac] symbol : class Stock
[javac] location: class org.apache.jsp.store.cd_jsp
[javac] Stock estoque = new Stock();

O que pode ser essa parada?

Vc reiniciou o tomcat? voce precisa reiniciar para ele pegar as novas alterações.

Pois é Furutani, eu reiniciei o tomcat e rodei o build.xml.

Estou achando que o problema é bem anterior a isso. Eu sempre tive dúvida de como configurar o Tomcat para rodar em ambiente web.

Quando criei o projeto escolhi o Tomcat Project.
dou nome ao projeto e next -> finish.
Verifico se ele criou realmente a pasta src (obj’s.java), web-inf (obj’s.jsp) e dentro de web-inf -> classe (obj’s.class).

Estou achando que não consigo fazer o TomCat reconhecer que a classe compilada existe.
Será que esse é o problema?

Galera, consegui.

Quando começou a dar erro 500 (pelo menos no meu caso) me liguei que podia ser a má estruturação nas minhas pastas src; web-inf; classes; web.xml mal configurado e coisas do tipo.
Segui o passo - a - passo do tutorial desse link:
http://www.j2b.com.br/modules.php?name=Sections&op=viewarticle&artid=65

o título do tutorial é: “Criando uma aplicação Web utilizando Tomcat e as tecnologias Jsp / Servlet”.

Depois exportei minha aplicação para o novo projeto. E toda vez que precisava chamo uma jsp que está atrelado a um ARQUIVO.CLASS reinicio o TOMCAT.

Então valeu o recado: para rodar o SERVLET bem tem começar bem.