Pepinos de freelancer

11 respostas
dlt

O que vocês fazem quando seu cliente pede pra vc fazer aquele “favorzinho rápido” (como dar manuten’cão em legados toscos) no meio de um projeto?

11 Respostas

Alexandre_Saudate

Lí uma vez no freelancefolder.com que o melhor a se fazer é, sempre, cobrar. Independentemente do quão pequena seja a manutenção. Isso vai fazer com que o cliente pense melhor antes de te chamar pra resolver os problemas e vai acabar te respeitando mais (e vc vai se sentir melhor, também).

[]´s

Rafael_Nunes

Pagando, sem problemas.

GabrielCardelli

Quer meu trabalho? Então pague por ele :smiley:

Maycom_Santos

Bom,
geralmente eu faço uma proposta para a manutenção solicitada pelo contratante. De forma que fique clara as responsabilidades e o escopo da manutenção, onde começa e onde finaliza, pra que não fique muito abrangente e dê muitas “brechas” para o cliente. Se o cliente realmente aprova o seu trabalho, ele não vai hesitar em negociar um valor para isso, mesmo que você já esteja contratado para fazer um outro projeto para ele.

F

Acho que o melhor a fazer é propor um orçamento.
Veja a demanda, faça um orçamento conforme uma extimativa de horas para conclusão da “obra” hehehe

E cobre do seu cliente o valor da hora trabalhada. Há sempre um valor justo. E o cliente normalmente entende isso de uma forma bem tranquila.

neto.fiamenghi

Cobre. Quem trabalha de graça é relógio! rsrs

mario.fts

nem ele. o meu tem que trocar a bateria ou dar corda! :smiley:

o problema de não cobrar por uma alteraçãozinha, por mais idiota e rápida que seja, é que o clietne acostuma, e na hora que vc for cobrar, ele pode achar ruim.

el_loko

dlt:
O que vocês fazem quando seu cliente pede pra vc fazer aquele “favorzinho rápido” (como dar manuten’cão em legados toscos) no meio de um projeto?

O que vc acha que as consultorias fazem quando algum cliente pede alterações? vão cobrar! e caro.
Pq vc tem que ser diferente?

Diga-se de passagem, eu acredito que hj o lucro das consultorias é bem maior em manutenção do que em criação de software.

ctdaa

Uma coisa eu concordo: você é um profissional e tem que cobrar pelos seus serviços. Tem uma família para sustentar, etc. … mas … não diga não logo de cara. O melhor a fazer é verificar o “favorzinho” para confirmar se é rápido mesmo. Se for coisa pouca, que não vai te atrapalhar com os prazos do que você está fazendo mesmo… aí é melhor manter o bom relacionamento… que pode te gerar recomendações e outros contratos no futuro.
Se o serviço for complicado faça uma proposta e volte a conversar. abra o jogo e se dará bem.

KWill

o problema de não cobrar por uma alteraçãozinha, por mais idiota e rápida que seja, é que o clietne acostuma, e na hora que vc for cobrar, ele pode achar ruim.
Que pena, o meu relógio recarrega a bateria via energia solar, tenho ele faz 10 anos e nunca troquei a bateria.
Pode cobrar mesmo, mas não precisaria ser sempre em valores financeiros diretos, peça um favor e/ou negocie alguma coisa.

Inté.

A

Que pena, o meu relógio recarrega a bateria via energia solar, tenho ele faz 10 anos e nunca troquei a bateria.
Pode cobrar mesmo, mas não precisaria ser sempre em valores financeiros diretos, peça um favor e/ou negocie alguma coisa.

Inté.

eu quero um relógio desse!!!
roda java?

Criado 17 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 19 de fev. de 2010
Respostas 11
Participantes 12