O que vocês fazem quando seu cliente pede pra vc fazer aquele “favorzinho rápido” (como dar manuten’cão em legados toscos) no meio de um projeto?
Pepinos de freelancer
11 Respostas
Lí uma vez no freelancefolder.com que o melhor a se fazer é, sempre, cobrar. Independentemente do quão pequena seja a manutenção. Isso vai fazer com que o cliente pense melhor antes de te chamar pra resolver os problemas e vai acabar te respeitando mais (e vc vai se sentir melhor, também).
[]´s
Pagando, sem problemas.
Quer meu trabalho? Então pague por ele 
Bom,
geralmente eu faço uma proposta para a manutenção solicitada pelo contratante. De forma que fique clara as responsabilidades e o escopo da manutenção, onde começa e onde finaliza, pra que não fique muito abrangente e dê muitas “brechas” para o cliente. Se o cliente realmente aprova o seu trabalho, ele não vai hesitar em negociar um valor para isso, mesmo que você já esteja contratado para fazer um outro projeto para ele.
Acho que o melhor a fazer é propor um orçamento.
Veja a demanda, faça um orçamento conforme uma extimativa de horas para conclusão da “obra” hehehe
E cobre do seu cliente o valor da hora trabalhada. Há sempre um valor justo. E o cliente normalmente entende isso de uma forma bem tranquila.
Cobre. Quem trabalha de graça é relógio! rsrs
nem ele. o meu tem que trocar a bateria ou dar corda! 
o problema de não cobrar por uma alteraçãozinha, por mais idiota e rápida que seja, é que o clietne acostuma, e na hora que vc for cobrar, ele pode achar ruim.
O que vocês fazem quando seu cliente pede pra vc fazer aquele “favorzinho rápido” (como dar manuten’cão em legados toscos) no meio de um projeto?
O que vc acha que as consultorias fazem quando algum cliente pede alterações? vão cobrar! e caro.
Pq vc tem que ser diferente?
Diga-se de passagem, eu acredito que hj o lucro das consultorias é bem maior em manutenção do que em criação de software.
Uma coisa eu concordo: você é um profissional e tem que cobrar pelos seus serviços. Tem uma família para sustentar, etc. … mas … não diga não logo de cara. O melhor a fazer é verificar o “favorzinho” para confirmar se é rápido mesmo. Se for coisa pouca, que não vai te atrapalhar com os prazos do que você está fazendo mesmo… aí é melhor manter o bom relacionamento… que pode te gerar recomendações e outros contratos no futuro.
Se o serviço for complicado faça uma proposta e volte a conversar. abra o jogo e se dará bem.
o problema de não cobrar por uma alteraçãozinha, por mais idiota e rápida que seja, é que o clietne acostuma, e na hora que vc for cobrar, ele pode achar ruim.
Que pena, o meu relógio recarrega a bateria via energia solar, tenho ele faz 10 anos e nunca troquei a bateria.
Pode cobrar mesmo, mas não precisaria ser sempre em valores financeiros diretos, peça um favor e/ou negocie alguma coisa.
Inté.
Que pena, o meu relógio recarrega a bateria via energia solar, tenho ele faz 10 anos e nunca troquei a bateria.
Pode cobrar mesmo, mas não precisaria ser sempre em valores financeiros diretos, peça um favor e/ou negocie alguma coisa.
Inté.
eu quero um relógio desse!!!
roda java?