Pequena duvida com session

Olá pessoal da GUJ…

Bom estou com uma pequena dúvida sobre session

Usando o metodo getSession() de um objeto HttpServletRequest, será retornado um HttpSession, se não a session não existir, uma nova será criada…

Pois bem… se eu desabilitar os cookies eu não consigo ter uma persistência da session… Todo o request “da mesma pessoa” me retorna uma session nova…

Isso é por causa do tomcat?A session precisa estar sendo guardada fisicamente através dos cookies? Ou estou fazendo algo errado?

Cookie é salvo no cliente e não no servidor.

Existem outra formas de carregar o session id como na URL por exemplo, ou você coloca todas as informações como hidden no form.

Hebert Coelho

Que o Cookie é gravado no cliente eu sei… me expressei errado ao dizer “se eu desabilitar o cookie” quis dizer o cliente…

Eu só não estou entendendo a importancia do cookie na manipulação da session…

Vê se está correto: o cookie pode ser usado para carregar o session ID, que está gravada no servido…

Se o cookie estiver desabilitado terei que usar o session id pelo URL ou pelo hidden field(pelo hidden eu são sabia)

[quote=marra]Hebert Coelho

Que o Cookie é gravado no cliente eu sei… me expressei errado ao dizer “se eu desabilitar o cookie” quis dizer o cliente…

Eu só não estou entendendo a importancia do cookie na manipulação da session…

Vê se está correto: o cookie pode ser usado para carregar o session ID, que está gravada no servido…

Se o cookie estiver desabilitado terei que usar o session id pelo URL ou pelo hidden field(pelo hidden eu são sabia)[/quote]O cookie salva a sessão para q isso fique oculto aos olhos do cliente.

O hidden field e quis dizer para você não utilizar session, mas teria tudo como request e os dados salvos como hidden. Já vi essa abordagem em sistemas que não utilizavam session, apesar de que eu não gosto dessa abordagem.

Então se o cookie do cliente não estiver habilitado eu tenho que ficar passando o session ID pelo URL…

Boa sorte. [=