Percistencia de Dados xml, json, .propertes Web Services RESTfull

Qual seria mais relevante para armazenar por exemplo:
Sintaxes sql, Constantes java, mapeamento de tabelas e entre outras informação do meu projetos. Eu preciso fazer uso de um arquivo externo para assim não ter que mexer muito no código do projeto, a menos que seja preciso mexer no próprio código java.

Sinceramente, não entendi o que você quer.
Consegue explicar sem misturar tudo?

minha duvida é qual extensão de arquivo devo usar para armazenar fora do projeto informações importantes. Vou te dar um exemplo simples:
Digamos que eu estou usando um Base de Dados na AWS e então eu decida hospedar na Google Cloud. para eu não ter que parar tudo. um Arquivo XML, JSON, .propertes ajudaria muito. Só que esse arquivo, terá muitas muita outras informações o problema é que se eu não fizer tudo certo desde o inicio lá na frente eu poderia ter centenas de linhas e vou bater na cabeça e dizer merda! se eu tivesse usado XML ou Json isso não estaria acontecendo agora. Espero ter explicado bem.

Se forem propriedades, a extensão é properties.
Se forem configurações, a extensão é conf.
Se forem dados em xml, a extensão é xml.
Se forem dados em javascript object, a extensão é json.
Se forem definições de web services, a extensão é wsdl.
Se forem dados separados por vírgula, a extensão é csv.
Se forem informações que precisam ser legíveis, a extensão é yml.

Você precisa definir uma delas e se abraçar, todas terão seus prós e todas terão seus contras.

Eu já estudei e uso XML, Json, properties. Confesso que a duvida tem sido minha amiga, sua resposta me fez perceber o tamanho do meu erro. obrigado! vou fazer uso da extenção de acordo com a necessidade e finalidade, pois assim não vai ficar tudo em um único arquivo. Obrigado.