Sou mais um novato no mundo java e tenho tentado encontrar um caminho para aprender essa fantástica linguagem. Porém quanto mais leio sobre essa tecnologia, vejo que estou sendo cercado e afogado em meio a tantas Frameworks.
Struts
JSF
Spring
WebWorks
JGoodies
DWR
SwingBean
Hibernate
etc…etc…etc
Estou iniciando o desenvolvimento de uma aplicação para ir aprendendo e conhecendo Java. Uma aplicação simples mas que terá participação em 3 ambientes distintos: Desktop, Mobile e Web (Para conhecer ao menos o mínimo de cada tecnologia: JSE, JEE e JME). De forma que todos trabalharão em conjunto. Tenho pensado em algo como um restaurante com um sistema de controle de pedidos, com os garçons anotando os pedidos em palms e um site para reserva de mesas.
Não me entendam mal, não quero pedir-lhes algo mastigado, estou apenas expondo a minha idéia para que os SRs entendam onde quero chegar.
Dessa forma, quero pedir-lhes que me ajudem a encontrar um “caminho a seguir”. Ao menos saber por quais frameworks eu devo “percorrer” para adquirir conhecimento e experiência sólidos evitando utilizar tecnologias sem futuro e/ou sem projeção. Sendo que há tantas opções de frameworks, principalmente em se tratando de Web e Desktop.
Desde já agradeço aos colegas que se dispuserem a ajudar, e a todos pelo verdadeiro acervo disponível no guj.
Também não precisa APRENDER, mas sim ter noção do que cada um faz, para, quando surgir uma oportunidade, e esta for relativa ao framework, ai sim você tenta aplica-lo.
Na verdade a ideia [e essa mesmno peerless, nao adianta conhecer os frameworks de cabo a rabo mesmo porque nao conheco nenhum ser humano que o consiga… Saber as features de cada framework e mais ou menos como ele funcionam resolve boa parte das duvidas…
Obrigado pelas dicas, pela atenção e pela disposição!
Espero em breve poder ajudar companheiros também.
Maracuja, muito interessante este projeto, vou procurar acompanhá-lo. Agora estou tentando usar este tal de CVS pra baixar os fontes. Eu já usei o SVN uma vez e acho que consigo usar o CVS também
Obrigado a todos. Enfim, vou procurar me entender bem com o “Java puro” e quanto às frameworks vou as conhecendo devagar, até ter uma boa noção sobre a maioria delas e, então, saber onde melhor aplicá-las de acordo com as necessidades.
Vc está passando pela mesma dúvida que todo inciante na paltaforma tem. Aconselho vc a não tentar conhecer de cara todas as opções, isso vai dar um nó no seu cérebro e deixá-lo paralisado. Muito provavelmente, levando ao abandono do java.
Vc já fez uma pesquisa inicial e listou várias opções com diferentes finalidades. De início escolha apenas duas e implemente seu sistema utilizando-as. Por exemplo: JSF e Hibernate.
Conheça estes dois e quando estiver seguro e com tempo disponivel vá ampliando seu conhecimento, mas sempre desenvolvendo algo. Só teroria não vai te dar fluência em linguagem nenhuma.
Para desenvolver em Java Web, é interessante você estudar os conceitos/tecnologias envolvidos em JEE (HTTP, servlets, JSP,taglibs,etc) antes de estudar frameworks.
Sabendo bem esses conceitos ficará muito mais fácil aprender qualquer framework.