bom pessoal eu ja tenho uma experiência com programação, eu faço jogos no GM8(GML) e por indicação de uns conhecidos resolvi aprender java, mas… não sei que programa usar, ja vi em vários tutoriais uns links de downloads do JDK 6 mas nunca acho um programa em que eu possa fazer os códigos e depois testar.
Se tiver dificuldade em configurar é só perguntar.
pvrsouza
Como falado, as IDE’s mais usadas são essas duas: NetBeans e Eclipse.
Qualquer dúvidas estamos ae!
Abraços e seja bem vindo ao Java.
Marky.Vasconcelos
E depois de salvar o arquivo com extensão .java (Verifique se seu Windows(caso use) não esta salvando como xxx.java.txt) abra o prompt de comando e escreva “javac xxx.java” e execute com “java xxx” depois de compilado.
nathanpsouza
um programinha legal pra começar a aprender eh o jcreator, bem mais simples que eclipse ou netbeans e compila na propria ide :}
Cara, acho que um bom jeito de começar é baixando a apostila da caelum.
pvrsouza
Não sei qual o seu grau de conhecimento em POO. Mas se já souber este paradigma, recomendo o BlueJ como uma ferramenta muito didática para apoio no aprendizado.
bom pessoal eu ja tenho uma experiência com programação, eu faço jogos no GM8(GML) e por indicação de uns conhecidos resolvi aprender java, mas… não sei que programa usar, ja vi em vários tutoriais uns links de downloads do JDK 6 mas nunca acho um programa em que eu possa fazer os códigos e depois testar.
opa, mals não ter respondido antes, eu trabalho de manhã e estudo de tarde, chego em casa 6:40, e quando cheguei o modem estava com algum problema no roteamento e acabei de conseguir de arrumar.
o problema é que quando eu salvo o arquivo com o .java ele continua sendo um arquivo de texto, é como se estivesse salvo como .java.txt mas o estranho que no meu pc todos os arquivos tem suas extensões expostas, aparece no nome se ele é .exe, .gmk, .html…
mas estou baixando o eclipse e o net beans para ver como me adapto mais rápido.
M
marcobiscaro2112
E o arquivo .java é só um arquivo de texto com a extensão mudada. Ele precisa ser compilado com o comando javac. Veja essa explicação aqui: http://guj.com.br/posts/list/197654.java#992016 Ela fala sobre como fazer no Linux, mas os passos são essencialmente os mesmos (você só trocará o terminal pelo prompt de comando e o gedit pelo bloco de notas).
Marky.Vasconcelos
O notepad grava como .java.txt se voce não adicionou java a sua lista de extensões.
pvrsouza
Mas se eu não me engano, mesmo sendo “.java.txt” ele ainda assim compila sem problemas.
Tenta ai e avisa.
O
oBKo
resolvi estou usando o eclipse mesmo sendo um pouco complicado esta dando para fazer os tutoriais mas mesmo fazendo os tutoriais o java é muito diferente do GMK e talvez o costume esteja me atrapalhando.
public class HelloWorldConsole // nome do arquivo certo?
public static void main(String args[]) // eu li lá nos artigos mas não entendi direito como funciona.
o string args[] ele num deveria ter um valor ?
ou ele é um comando?
System.out.println("Hello, World!!!") // tem alguma lista que mostre os comandos e o que eles fazem?
mais uma coisa:
estava fazendo o tutorial: Conceitos de programação orientada a objetos
e deu o seguinte erro:
//erro do eclipse
java.lang.NoSuchMethodError: main
Exception in thread "main"
publicclassHelloWorldConsole//o nome da classe tem que ser igual ao nome do arquivo, portanto este arquivo tem que ter o nome: HelloWorldConsole.java{publicstaticvoidmain(Stringargs[])//este é o método principal de toda aplicação java. Sem ele não roda nenhuma aplicação.{System.out.println("Hello, World!!!");// Este comando é só de saída de dados. Imprime na tela.}}
public class HelloWorldConsole // nome do arquivo certo?
Certo.
public static void main(String args[]) // eu li lá nos artigos mas não entendi direito como funciona.
o string args[] ele num deveria ter um valor ?
ou ele é um comando?
Não entenda como um comando. Entenda que é o método principal de toda aplicação em java. Continue lendo os tutoriais de Java e POO que vai entender este método.
mais uma coisa:
estava fazendo o tutorial: Conceitos de programação orientada a objetos
e deu o seguinte erro:
//erro do eclipse
java.lang.NoSuchMethodError: main
Exception in thread "main"
//netbeans
nesse cod:
publicclassHelloWorld{privateStringname;publicHelloWorld(Stringa){name=a;}publicStringgetname()//por padrao o nome do método deveria ser assim: getName. Primeira palavra em minusculo e as outras em maiusculo.{returnname;}publicStringtostring()//mesma coisa toString(){return"Nome: "+name;}}
Neste caso vc tera que usar sua classe principal( que tem o método principal String[] args...) para chamar estes métodos.
Na sua classe principal vc coloca:
publicclassHelloWorldConsole{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){HelloWorldhello=newHelloWorld();hello.HelloWorld("teste de chamada");System.out.println(hello.getname());System.out.println(hello.tostring());}}