Perfil Desenvolvedor Java

Pessoal, tô precisando de uma ajuda.

Como todos sabem o Java é uma plataforma monstruosa de desenvolvimento.

Preciso direcionar meus estudos e queria saber qual o perfil do desenvolvedor Java Web atualmente.

Me ajudem. Assim posso ter uma luz.

Valeu

Para melhor ajudá-lo precisamos saber o que você já sabe sobre desenvolvimento e sobre Java.

Já programo em Java a pouco mais de um ano e atualmente estou me preparando para SCJP.
Cheguei à conclusão, ao estudar pra certificação, que estou adquirindo uma visão bem conceitual da linguagem.

Que frameworks deve estudar?
Que ferramentas adicionais um desenvolvedor Web precisa saber?
É nesse sentido que se encaminha minha dúvida.

Valeu pela disponibilidade Grinvon

Acho que o Princípio é JSP e Servlets,
pois tudo parte daí.
Depois começo com Frameworks como JPA, JSF.
Que são um dos mais utilizados.
Mas varia muito da sua necessidade.

Boa tarde!

Além do que foi citado, Java Server Pages (JSP) e Servlet, acredito que seja uma boa opção estudar o Java Server Faces (JSF), que também foi citado.
Podes estudar os container web, creio que os mais “famosos” sejam o Jetty, Tomcat e o JBoss (Application Server), esse último, já é um servidor de aplicação.
Tem glassfish também.

Mas vai variar da sua necessidade, podes estudar Tomcat e trabalhar com Jetty, JBoss ou vice-versa, entende?!
A própria Caelum disponiliza uma apostila muito bacana de JSP, aqui!.

Abraços.

Estuda tbm padrões de projeto, que são muito importantes para se desenvolver bons sistemas Web. No mais, estuda servlet, jsp, funcionamento de servidores de aplicação. Pois freamwork vc vai aprendendo de acordo com sua necessidade. Concentre-se nos básico e em como as coisas funcionam!

[quote=nel]Boa tarde!

Além do que foi citado, Java Server Pages (JSP) e Servlet, acredito que seja uma boa opção estudar o Java Server Faces (JSF), que também foi citado.
Podes estudar os container web, creio que os mais “famosos” sejam o Jetty, Tomcat e o JBoss (Application Server), esse último, já é um servidor de aplicação.
Tem glassfish também.

Mas vai variar da sua necessidade, podes estudar Tomcat e trabalhar com Jetty, JBoss ou vice-versa, entende?!
A própria Caelum disponiliza uma apostila muito bacana de JSP, aqui!.

Abraços.[/quote]

Valeu Pessoal.
Obrigado a todos!

Aprenda, mais ou menos nesta sequencia:

-> JSP e Servlets (Básico)
-> UM framework MVC como vRaptor ou Struts 2 (Foque seus esforços aqui!)
-> UM framework ORM, como Hibernate ou JPA (Se esforce um pouco aqui tb)
-> Continue aprendendo coisas novas e se aprofundando em java e outras linguagens

Só quero ressaltar denovo para vc optar por apenas um framework web e aprenda bem. Depois ficará fácil aprender novos frameworks MVC e você terá uma boa base para ir para JSF, caso precise.

Hibernate e JPA são muito parecidos. Se vc aprender um vc meio que já aprendeu o outro ;).

Aprenda a desenvolver orientado a objetos, tenha pleno conhecimento sobre associações, herança, polimorfismo, interfaces, separação entre interface e implementação.
Somente depois que você tiver um bom entendimento sobre isso, dê uma estudada em padrões de projeto(Design Patterns).
Depois disso estude o modelo em camadas.
Depois estude o protocolo HTTP e como ele funciona.
Aí você vai ter uma base boa e sólida para estudar os frameworks e as especificações que tem como fundamento o JEE(Java Enterprise Edition)

Tente fazer com que isso ocorra de forma iterativa. Na verdade, é quase impossível fazer de outra forma.

Se eu fosse começar a estudar desenvolvimento JEE hoje, faria da seguinte.

Boa sorte. Quanto mais tempo se estuda a teoria, menos tempo se perde desenvolvendo e resolvendo problemas na prática.