Olá a todos! 
Gostaria de propor aos colegas do fórum do GUJ, uma pequena pesquisa sobre os perfis de desenvolvimento em Java para web de cada um.
Assim poderemos trocar idéias e conhecer melhor as tecnologias que o pessoal esta utilizando, estudando, criticando, etc…
Eu sugiro respondermos os seguintes ítens abaixo (estejam a vontade para adicionar novos ítens), eu começo OK.
"Perfil do desenvolvedor Java/Web, cadastrado no GUJ"
Legenda: RE=Resposta(s), CO=Comentário Opcional
01) Quais tecnologias Java para Web (APIs, Frameworks, Templates, outros...) você utiliza?
RE: JavaBeans(Model), JSP(View), Servlet(Controller)
02) Quais sevidores Web que você utiliza?
RE: Tomcat 5x
CO: Quanto a integração com o Apache, não fiz porque todas minhas páginas são JSP.
03) Quais IDEs você utiliza para desenvolvimento web?
RE: Netbeans 3.6, JBuilder 8
CO: Tentei usar o eclipse mas não gostei dos plugins disponíveis.
04) Preferencialmente, quais os bancos de dados utilizados?
RE: Firebird 1.5, Oracle 8i
CO: Gosto muito do firebird, pois comparando a outros bancos livres: tem mais recursos que o MySQL e é menos complexo do que o PostgreSQL.
05) Utiliza camada de persistência? Qual?
RE: Não.
CO: Nunca precisei ficar trocando de banco, mas se precisar, acho que usando um SQL padrão + JDBC não deve ser difícil.
06) Quais ferramentas utilizadas para criar páginas HTML?
RE: Dreamweaver MX 2004
CO: Infelizmente não achei ferramenta livre ou gratuita melhor que o Dream para este fim, :(
07) Sobre criação de páginas, você usa HTML, XHTML ou outro, qual?
RE: Ainda estou no HTML
08) Ainda sobre criação de páginas, você faz a formatação usando tabelas ou CSS?
RE: Ainda tabelas
CO: Estou tentando aprender TABLESS (formatação totalmente via CSS).
09) HTML é uma droga? Qual sua opinião sobre outras plataformas que permitem desenvolvimento RAD para Web, como: Delphi, AspWebMatrix, etc...)?
RE: Vou ser honesto, eu detesto HTML, sé existissem opções livres ou gratuitas para desenvolver Web via RAD em Java seria ótimo!
CO: Parece que com o JSF a coisa possa mudar de figura, tomara que sim!
10) Quais características interessantes (relativo a desenvolvimento web) de outras tecnologias (.NET, PHP, CF, ASP, Delphi, etc...) você gostaria que existisse também no Java?
RE: Essa eu não sei responder, porque não conheço muito as outras tecnologias.