Perfil do desenvolvedor Java/Web, cadastrado no GUJ

7 respostas
luciano_castilho

Olá a todos! :smiley:

Gostaria de propor aos colegas do fórum do GUJ, uma pequena pesquisa sobre os perfis de desenvolvimento em Java para web de cada um.
Assim poderemos trocar idéias e conhecer melhor as tecnologias que o pessoal esta utilizando, estudando, criticando, etc…
Eu sugiro respondermos os seguintes ítens abaixo (estejam a vontade para adicionar novos ítens), eu começo OK.

"Perfil do desenvolvedor Java/Web, cadastrado no GUJ"
Legenda: RE=Resposta(s), CO=Comentário Opcional

01) Quais tecnologias Java para Web (APIs, Frameworks, Templates, outros...) você utiliza?
RE: JavaBeans(Model), JSP(View), Servlet(Controller)

02) Quais sevidores Web que você utiliza?
RE: Tomcat 5x
CO: Quanto a integração com o Apache, não fiz porque todas minhas páginas são JSP.

03) Quais IDEs você utiliza para desenvolvimento web?
RE: Netbeans 3.6, JBuilder 8
CO: Tentei usar o eclipse mas não gostei dos plugins disponíveis.

04) Preferencialmente, quais os bancos de dados utilizados?
RE: Firebird 1.5, Oracle 8i
CO: Gosto muito do firebird, pois comparando a outros bancos livres: tem mais recursos que o MySQL e é menos complexo do que o PostgreSQL.

05) Utiliza camada de persistência? Qual?
RE: Não.
CO: Nunca precisei ficar trocando de banco, mas se precisar, acho que usando um SQL padrão + JDBC não deve ser difícil.

06) Quais ferramentas utilizadas para criar páginas HTML?
RE: Dreamweaver MX 2004
CO: Infelizmente não achei ferramenta livre ou gratuita melhor que o Dream para este fim, :(

07) Sobre criação de páginas, você usa HTML, XHTML ou outro, qual?
RE: Ainda estou no HTML

08) Ainda sobre criação de páginas, você faz a formatação usando tabelas ou CSS?
RE: Ainda tabelas
CO: Estou tentando aprender TABLESS (formatação totalmente via CSS).

09) HTML é uma droga? Qual sua opinião sobre outras plataformas que permitem desenvolvimento RAD para Web, como: Delphi, AspWebMatrix, etc...)?
RE: Vou ser honesto, eu detesto HTML, sé existissem opções livres ou gratuitas para desenvolver Web via RAD em Java seria ótimo!
CO: Parece que com o JSF a coisa possa mudar de figura, tomara que sim!

10) Quais características interessantes (relativo a desenvolvimento web) de outras tecnologias (.NET, PHP, CF, ASP, Delphi, etc...) você gostaria que existisse também no Java?
RE: Essa eu não sei responder, porque não conheço muito as outras tecnologias.

7 Respostas

Jair_Rillo_Junior

Vamos lá :lol:

RE: No Projeto atual: Hibernate, Servlet, Velocity. Projeto Futuro: Hibernate, WebWork 2, além do JUnit e Ant.
RE: Tomcat 5.x
RE: Eclipse 3M8. Atuais Plugins: TomcatPlugin da Sydeo, Lomboz e XmlBuddy
RE: Firebird, mySQL e PostgreeSQL
RE: Hibernate

RE: Próprio editor do Lomboz :shock: CO: Na verdade a empresa não trabalha com designe, o Designe é feito por uma outra empresa, então eu utilizo o Lomboz apenas para fazer alguns ajustes ou inserior algumas VTLs
07)

RE: HTML
RE: Tabelas
RE: Acho interessante a partir do momento que o código gerado fique legível. Mas isso é um problema para os webdesigners  :wink:
RE: Acho que falta uma ferramenta WYSIWYG no Java, isso iria facilitar o trabalho nosso, pois qualquer alteração, tem que rodar através do servidor para ver o resultado
cv1

Bora la…:smiley:

1 - Quais tecnologias Java para Web (APIs, Frameworks, Templates, outros…) você utiliza?

Varia de projeto pra projeto. As mais comuns tem sido WebWork, Velocity e PicoContainer.

2 - Quais sevidores Web que você utiliza?

Jetty, depois que eu descobri como embutir o bicho. Descobri no dia seguinte que tambem da pra fazer isso com o Tomcat, mas vou ficar com o Jetty por enquanto :slight_smile:

3 - Quais IDEs você utiliza para desenvolvimento web?

Eclipse 3.0M8, nenhum plugin em particular.

4 - Preferencialmente, quais os bancos de dados utilizados?

Qualquer um.

5 - Utiliza camada de persistência? Qual?

Prevayler ou Hibernate, depende do projeto.

6 - Quais ferramentas utilizadas para criar páginas HTML?

Editor padraozao do Eclipse, e o Firefox com WebDeveloper Tools.

7 - Sobre criação de páginas, você usa HTML, XHTML ou outro, qual?

XHTML 1.1 Strict. 8)

8 - Ainda sobre criação de páginas, você faz a formatação usando tabelas ou CSS?

CSS.

9 - HTML é uma droga? Qual sua opinião sobre outras plataformas que permitem desenvolvimento RAD para Web, como: Delphi, AspWebMatrix, etc…)?

Sim, HTML é uma droga, e as ferramentas RAD que existem por ai pioram a coisa consideravelmente. Bom, pelo menos ate eu achar uma que saiba fazer XHTML com CSS direitinho.

10 - Quais características interessantes (relativo a desenvolvimento web) de outras tecnologias (.NET, PHP, CF, ASP, Delphi, etc…) você gostaria que existisse também no Java?

O esquema podre-porem-funciona-e-eh-facil do PHP ainda me da saudades, as vezes. Mas depois das actions usando JavaScript do WebWork, e das paginas Groovy do NanoContainer-Web, essa saudade sumiu. :smiley:

luciano_castilho

E ae pessoal! Ninguém mais se habilita a responder a pesquisa?
Vamos lá, vamos colaborar, OK.
:slight_smile:

R

embora nao curta mto programar p/ WEB, ai vai…

01) Quais tecnologias Java para Web (APIs, Frameworks, Templates, outros...) você utiliza? 
RE: JavaBeans(Model), JSP(View), Servlet(Controller)

RE: Tomcat 5x, WebShere App. Server

RE: Eclipse, WSAD 5.X

RE: Oracle 8i 

RE: Não, mas pretendo usar o Hibernate

RE: Editor do proprio WSAD

RE: HTML, infelizmente

08) Ainda sobre criação de páginas, você faz a formatação usando tabelas ou CSS? 
RE: Ambos

09) HTML é uma droga? Qual sua opinião sobre outras plataformas que permitem desenvolvimento RAD para Web, como: Delphi, AspWebMatrix, etc...)? 
RE: Odeio HTML. Tomara q apareca logo alguma outra solucao p/ fazer paginas.

10) Quais características interessantes (relativo a desenvolvimento web) de outras tecnologias (.NET, PHP, CF, ASP, Delphi, etc...) você gostaria que existisse também no Java? 
RE: Pelo pouco q vi ate hj, a facilidade de uso do Visual Studio .NET.
_fs

Só para constar, essa nova mania de tableless … deus do ceu que coisa mais cretina o.O tabelas são ótimas, ainda mais considerando a heterogeneidade nas resoluções usadas pelos usuarios. Faz um site inteiro jogando tudo com posição absoluta e tenta abrir o maldito no netscape para ver a beleza que fica hehe

E quanto à reposta do CV sobre html … bem, na minha opnião qualquer ferramenta que gera código um pouquinho mais complexo sempre fica uma porcaria … sempre sempre …

Bem, às respostas:

RE: WebWork + velocity .. estou bem satisfeito.

RE: Tomcat 5x, JBoss

RE: Eclipse

RE: MSQLServer 2000

RE: Não, mas pretendo usar o Hibernate 

RE: Eclipse plugin :D

RE: Atualmente XHTML ... bfd :D

RE: Ambos 

RE: HTML é legal, para mim o pior dos problemas são as incompatibilidades dos browsers

RE: Não conheço muito bem as outras plataformas para desenvolvimento web
Ironlynx

01)

patterns:MVC api:servlets framework:testarei o velocity!

02)

Resin,Tomcat4.x e Tomcat5.x

03)

Eclipse(qdo a ram deixa…) e JCreator

04)

HSQLDB-pequeno(527KB)e cada vez mais poderoso!

05)

Prevayler

06)

Dreamweaver,bloco de notas,EditaTudo…o q tiver

07)

Só a merda do html mesmo e olhe lah…

08)

os 2

09)

Droga eh elogio(…).Todas cagam o código,umas mais,umas menos…

10)

Não conheço as demais plataformas o suficiente para opinar.

L

1 - Quais tecnologias Java para Web (APIs, Frameworks, Templates, outros…) você utiliza?

Struts, JSP(View).

2 - Quais sevidores Web que você utiliza?

Tomcat 5.x

3 - Quais IDEs você utiliza para desenvolvimento web?

Eclipse 2.1.

4 - Preferencialmente, quais os bancos de dados utilizados?

Qualquer um, fora SQL Server.

5 - Utiliza camada de persistência? Qual?

Ainda não estou aplocando, mas provavelmente seja Hibernate.

6 - Quais ferramentas utilizadas para criar páginas HTML?

Eclipse com plugin do Lomboz.

7 - Sobre criação de páginas, você usa HTML, XHTML ou outro, qual?

XHTML.

8 - Ainda sobre criação de páginas, você faz a formatação usando tabelas ou CSS?

Ambos.

9 - HTML é uma droga? Qual sua opinião sobre outras plataformas que permitem desenvolvimento RAD para Web, como: Delphi, AspWebMatrix, etc…)?

Idem ao comentário do CV.

10 - Quais características interessantes (relativo a desenvolvimento web) de outras tecnologias (.NET, PHP, CF, ASP, Delphi, etc…) você gostaria que existisse também no Java?

Sinceramente, estou contente com o que o Java oferece, trabalhei um bom tempo com PHP e ASP e não obtive a facilidade no desenvolviento como o Java tem me proporcionado.

Criado 10 de maio de 2004
Ultima resposta 11 de mai. de 2004
Respostas 7
Participantes 7