Perfis

4 respostas
B

Olá Pessoal!

Sou iniciante em JSP e ja tive pesquisando sobre Struts, Tiles, JSTL , etc,
pois quero fazer uma aplicação web para aplicar os conhecimentos que estou adquirindo na pratica!

Ainda nao comecei a desenvolver nada ( só pequenos exemplos de iniciante), … e tou-me questionando como irei fazer para controlar o acesso para perfis diferentes.
Isto é, pretendo ter na aplicação web, vários perfis, entre eles: Administrador ou user autenticado que acede a diferentes paginas com privilégios diferentes.

Como controlo isso? Uso o scope: session ou o scope: request?
Uso uma classe que contem variaveis globais (static´s)?

Qual a melhor forma de fazer isso? Desculpem se me tou a exprimir mal!
Não preciso de código nenhum… só uma explicação visto de momento não tenho mto tempo para pesquisar pois tou sem net em casa.

Obrigado

4 Respostas

J

No link abaixo tem um exemplo de controle de acesso, acrescente aí o controle de perfis que você quer:

http://www.devmedia.com.br/visualizacomponente.aspx?comp=1720&site=6

B

Obrigado jairelton,

logo que possa vou testar, era isso q estava procurando. :wink:

Só uma pergunta:
não dá pra fazer usando JSTL? Tem de ser mmo com scriptlets?
Tou perguntando … pk já li em mto lado que qto menos usar scriptlets melhor!
:???:
Abraço

G

Acho que você pode usar JSTL sem problemas.

J

O que está no JSP não faz parte do controle de acesso, se ele estivesse vazio, funcionaria perfeitamente, no formulario de login tambem nao precisa de JSP, então o que você colocar aí não faz a menor diferença, se é scriptlet, JSTL, outra TagLib… você que sabe!

Nesse caso eu não use, porque eu iria complicar o negocio, ensinando como colocar as TagLibs, só pra mostrar umas mensagens na tela…

Criado 30 de maio de 2006
Ultima resposta 30 de mai. de 2006
Respostas 4
Participantes 3