Perfis

Olá Pessoal!

Sou iniciante em JSP e ja tive pesquisando sobre Struts, Tiles, JSTL , etc,
pois quero fazer uma aplicação web para aplicar os conhecimentos que estou adquirindo na pratica!

Ainda nao comecei a desenvolver nada ( só pequenos exemplos de iniciante), … e tou-me questionando como irei fazer para controlar o acesso para perfis diferentes.
Isto é, pretendo ter na aplicação web, vários perfis, entre eles: Administrador ou user autenticado que acede a diferentes paginas com privilégios diferentes.

Como controlo isso? Uso o scope: session ou o scope: request?
Uso uma classe que contem variaveis globais (static´s)?

Qual a melhor forma de fazer isso? Desculpem se me tou a exprimir mal!
Não preciso de código nenhum… só uma explicação visto de momento não tenho mto tempo para pesquisar pois tou sem net em casa.

Obrigado

No link abaixo tem um exemplo de controle de acesso, acrescente aí o controle de perfis que você quer:

http://www.devmedia.com.br/visualizacomponente.aspx?comp=1720&site=6

Obrigado jairelton,

logo que possa vou testar, era isso q estava procurando. :wink:

Só uma pergunta:
não dá pra fazer usando JSTL? Tem de ser mmo com scriptlets?
Tou perguntando … pk já li em mto lado que qto menos usar scriptlets melhor!
:???:
Abraço

Acho que você pode usar JSTL sem problemas.

O que está no JSP não faz parte do controle de acesso, se ele estivesse vazio, funcionaria perfeitamente, no formulario de login tambem nao precisa de JSP, então o que você colocar aí não faz a menor diferença, se é scriptlet, JSTL, outra TagLib… você que sabe!

Nesse caso eu não use, porque eu iria complicar o negocio, ensinando como colocar as TagLibs, só pra mostrar umas mensagens na tela…