Olá Pessoal.
Sou desenvolvedor em delphi e tenho alguns sistemas em produção nesta linguagem. Porém pensando no futuro estou querendo migrar meus sistemas para Java. A grande dúvida é que, um dos meus sistemas, o de gerenciamento de comércio, roda muitas vezes em micros com configurações tipo: pentium II com 256RAM de memória.
Gostaria de uma opinião dos colega acerca dessa migração: no equipamento acima descrito, o java rodaria bem ou eu teria problemas com velocidade de processamento? ; O java é uma linguagem adequada para esse tipo de sistema?.
Muito obrigado pela ajuda.
Carlos.
Oi CarloseCoutinho,
Bem vindo ao forum.
Se a arquitetura for do tipo web acredito que não haverá problemas.
flws
Olá!
Valeu pela sua ajuda.
Só para completar : estou pretendento utilizar o Eclipse, e trabalhar além de Web , também Desktop. oque vc. acha?
Minha opinião: pra Desktop, Java é ruim (principalmente a parte de interface gráfica, que pode ficar lento e muito trabalhoso). Pra web, é uma das melhores tecnologias que existem atualmente, mas pra Desktop, prefiro outra tecnologia.
Abraço.
Configuracao Minima para Swing - 2Ghz ou superior , usando 512 RAM (recomendavel 1G)
Minha opiniao.
Muito obrigado, André!
Dentro de liguagens free para desktop, qual vc. me recomenda?.
Windows ? .Net , C#
Muito obrigado pela dica.
[quote=CarloseCoutinho]Olá Pessoal.
Sou desenvolvedor em delphi e tenho alguns sistemas em produção nesta linguagem. Porém pensando no futuro estou querendo migrar meus sistemas para Java. A grande dúvida é que, um dos meus sistemas, o de gerenciamento de comércio, roda muitas vezes em micros com configurações tipo: pentium II com 256RAM de memória.
[/quote]
Numa máquina dessas o Windows XP mal roda direito, quanto mais o Java ou o Internet Explorer 8. No máximo um sistema em Delphi mesmo.
(Se for usar o Java 6 não se esqueça que ele não roda em Windows 95/98/ME mais; se não me engano, a última versão que rodava nesses sistemas mais antigos, que costumam estar instalados nessas máquinas, é o Java 5.0.)
[quote=chun]Configuracao Minima para Swing - 2Ghz ou superior
[/quote]
???
Cara… eu fiz um sistema completo pra Desktop e roda em um PC 1Ghz com 256 RAM… Ele fica lento… mas é a lentidão da propria maquina por que o Java não é a unica coisa que fica lenta nesse PC.
Oi CarloseCoutinho,
A(s) máquina(s) para desenvolvimento deverá ter também no mínimo 1 Giga de RAM mesmo considerando o eclipse como IDE.
A empresa em que eu trabalho tem um cliente que possui estações com 256 Megas de RAM (muito estranho pois empresa tem bastante grana :shock: ) e a utilização dos navegadores é satisfatória. É claro que o usuário não pode ficar colocando tudo (MSN, word, excell, IE, Outlook e etc…) na memória ao mesmo tempo, senão causa stress.
Mas seria uma ótima você poder aumentar a quantidade de memória destas máquinas, outro dia paguei R$ 100,00 em 1 GIGA aqui em Sampa.
flws
ele quis dizer em relação ao código nativo. Um escrito em pascal vai rodar bem mais rápido, sem dúvida.
A resposta para isso é a de sempre: Apenas use algo se for realmente necessário, no seu caso web é bastante indicada por causa dos seus clients terem pouca memória o que é bastante exigido em uma aplicação do tipo desktopo em Java. Aplicações desktop em Java não ficam ruins, ao contrário, dá fazer coisas muito bacanas e sofisticadas, o ponto é justamente o recurso exigido no client.
Resumindo…estude bem os seus sistemas, seja frio, avalie e determine os pré-requisitos ANTES de determinar a arquitetura antes de por a mãozinha na linguagem.
Grande abraço.
fantomas
o que mata a web é que não existe formas de acessar dispositivos como “impressorinhas ficais” , scanner… isso realmente atrapalha.
Ter até tem, mas tem que usar applets (applets assinados).
O sodex tem uma página que possibilita a recarga de cartões refeição por meio de um leitor de cartões.
Acho que vc deveria procurar clientes melhores, um cara que em 2009 tem um computador desse não merece muita credibilidade como empresa, afinal com mil reais ele compra um desses computadores “positivo” e coisas assim, é inaceitável mesmo pra pequenas empresas ter um equipamento desse ainda hoje, se uma empresa não tem nem esse tipo de investimento, imagino quanto eles pagam pelo seu trabalho.
[]s e boa sorte!
Será? Grandes supermercados e lojas de departamentos ainda usam aqueles POS da IBM que são antiquíssimos e que rodam DOS e um programa em Delphi (se não me engano). Nem sei como é que eles ainda funcionam…
Eu acho que o pessoal exagera muito. Não é o Netbeans que o cara vai rodar no cliente, é apenas uma appzinha e isso acho que roda de boa, na minha opniao qualquer maquina com 1Ghz de processamento e 512 roda tranquilissimo uma app java desktop.
E outra como ja disseram memoria hoje ta muito barato, 1GB tu paga 50 reais.
Vejam o exemplo do FreedomERP*, ele roda tranquilo até em netbooks.
Neste exato momento no Windows XP do Note, estou com o Freedom aberto com uma tela de venda, uma tela de produtos e ainda uma tela de consulta abertas, alem disto tem o Firebird startado, Kaspersky AntiVIrus up e a memoria total usada pelo sistema é 380MB, o freedom esta usando exatos 40MB neste momento.
Então por isto eu acho que o pessoal exagera e olha que nem podemos dizer que o Freedom tem o melhor dos códigos, bem feio IMHO.
Negocio é voce testar isto pessoalmente pra ver o que acha.
*Pra quem nao sabe o Freedom é um ERP completo desenvolvido em Java usando Swing(Desktop).
[quote=CarloseCoutinho]Muito obrigado, André!
Dentro de liguagens free para desktop, qual vc. me recomenda?.[/quote]
C# ou C++.