Performace - Vantagens - JPA ou SQL

4 respostas
E

Pessoal estou com uma dúvida, li alguns tópicos sobre isto mais não foi completamente esclarecido.

Em termos de perfomace, o JPA puro iguala ao SQL “nativo” ?

Vantagens do JPA Vs SQL

• Produtividade
    Continuem esta lista…

• Vantagens do SQL Vs JPA
    Talvez desenpenho?..
    Continuem…

Deste já agradeço

4 Respostas

diogopontual

Cara,

Da forma como é utilizada corriqueiramente, JPA é JDBC Puro. Com uma camadinha de “tradução” no meio… Mas no final das contas, é JDBC.

Quanto às questões de performance, eu afirmo peremptoriamente que ninguém nesse mundo está habilitado à responder à sua pergunta enquanto ela estiver despida de um contexto. Se o nosso contexto for um simples: “select * from algumaCoisa”, JPA é menos performático do que JDBC Puro, visto que ela “extende” JDBC, inserindo umas complicaçõeszinhas… Por outro lado, se o seu contexto incluir diversos “select * from algumaCoisa”, e o objeto resultante da consulta agregar alguns outros objetos… Ai, se bem usado, JPA vai se tornar mais performático…

Também não é uma verdade universal que o desenvolvimento sobre JPA é mais produtivo que sobre JDBC… Talvez alguns desenvolvedores dominem muito bem JPA e se tornem bastante produtivos. (Mas para ser honesto o que eu tenho visto por aí é muito erro… Aninhamentos de agregações que não terminam nunca, problemas com transações, etc, etc, etc).

O meu conselho normalmente é: Tente isolar completamente a camada de persistência através do uso de alguns padrões de projeto. (Repository, QueryObject…), escolha a tecnologia que vc e sua equipe se sentem mais à vontade, e toque o pau… Se no futuro vc resolver mudar de idéia, não vai dar muito trabalho.

Enfim, o importante é um design do projeto que estabeleça bem claramente as responsbilidades… E aí (apesar de não ser ponto pacífico), acho que as práticas do DDD podem te ajudar bastante (e os principais livros de patterns).

Abraço

E

diogopontual muito bom sua explicação, porem porque em selects complexo o JPA se torna mais performático?
Não intendi isto

diogopontual

JPA já te oferece prontas várias facilidades, como lazy load, caches e por aí vai, que vão, no melhor dos mundos, “otimizar” o acesso aos dados…

Apesar disso, o que tenho visto é o pessoal usando recursos como lazy load sem estudá-lo, e consequentemente fazendo besteira.

E

Encima das suas explicações poderia tirar as seguinte conclusões no meu ponto de vista

Vantagens do JPA Vs SQL

• Produtividade (caso domine)

• Performace

Nenhuma

no seu ponto de vista que voce colocaria aqui

Vantagens do JPA Vs SQL

Fica aberto ao publico

Criado 30 de agosto de 2010
Ultima resposta 30 de ago. de 2010
Respostas 4