Performance do Swing no Linux

7 respostas
black_fire

:?: É impressão minha ou o swing tem um performance muito melhor no Linux?

Valeu galera, um abraco…

7 Respostas

Jair_Rillo_Junior

eu achei mais lento
mas eu rodei em um P3 500 com 128RAM
talves em uma máquina melhor a performance seja bem melhor, pois com pouca ram o KDE já fica lento de natureza

black_fire

A mesma maquina que eu estou rodando o windows eu to rodando o linux. Me pareceu que o NetBeans, que é todo swing, ficou bem mais rápido no linux que no windows.

Agora o eclipse achei ele mais rápido no windows? Esquisisto né?

:wink:

cv1

Bom, tem uma diferenca bem grande entre “performance percebida” e “performance real”… entao, provavelmente o que vc viu foi a performance percebida da Swing versus a performance percebida da SWT, o que, se vc for ver, nao conta mto… uma vez que a SWT no teu Linux, se a GTK estiver bem configurada, vai usar texto anti-aliased, pixmaps (ou até SVG e PNGs transparentes!) nos temas, etc e tal - coisa que a Swing nao faz por padrão.

Mas, quanto à sua comparação entre Swing no Windows e Swing no Linux, pode ser que, no Windows, vc tenha desligado (ou esteja off por default) o suporte a DirectDraw, o que é mais do que suficiente pra destruir a performance da Swing. No X, eh tudo já meio lento, mesmo, então não dá pra perceber :wink:

Bani

Talvez a questão não seja nem de performance do Swing e sim de disponibilidade de recursos na máquina. Um Windows XP pelo simples fato de estar rodando parece já gastar mais memória/CPU do que um X+KDE, e aí sobra menos para o Swing usar.

black_fire

Tabém desconfio disso.Desde que comecei a programar em java, tenho usado apenas o win XP. Acho que esta é a razão mais provável.

Um abraco… :wink:

wbsouza

Acho o Windows + rápido, não devido o swing ser melhor em linux que windows, mas porque o XFree + linux é muito lento quando comparado ao Windows.

Aliás não podemos fazer uma comparação destas, pois os SOs e seus ambientes tem objetivos diferentes.

O Windows é melhor para aplicações desktop, onde o apelo visual tem melhores resultados. Possui uma API gráfica com suporte nativo pelo kernel do sistema operacional, por isso o tempo de resposta é bem mais rápido (independente de ser java ou não).

Já o linux é um sistema operacional que se sai melhor como servidor de rede/aplicações, focando em conectividade, segurança, recursos, etc. Aliás este é um princípio de todo Unix.

O XFree é uma biblioteca gráfica que executa sobre TCP/IP para ser bastante flexível, e foi criada para executar em qq sistema operacional Unix like (será que precisa de outros? rs), Além do Xfree ainda temos que usar um WindowManager,e as vezes um DesktopManager (KDE e GNOME). Tem camadas de software aos tufos partindo da aplicação até chegar ao kernel do SO, logo, não dá para comparar a velocidade de execução de arquiteturas tão diferentes. Se alguém já tentou compilar o XFree sabe o que estou falando, só o XFree deve ser muito maior que kernel base do linux.

Já sei, viagei demais nesta thread! :oops:
prometo focar mais em java da próxima :wink:

[]s, Welington B. Souza

dukejeffrie

Na minha casa, mesmo micro, mesmo java, mesmo tudo, uma app Swing roda mais rápido no Linux do que no Windows 98, mas eu tenho pouca RAM.

Isso com JDK1.4, claro. Com 1.3 e anteriores, eh o contrário. Ainda não testei a 1.4.2 em casa (faz tempo que não rodo nada lá)…

apesar do DirectX no Windows, o gerenciamento de memória, principalmente a virtual, é bem mais lerdo. Fora que a implementação da VM no Windows eh mais porquinha… : ))

[]s!!

Criado 17 de outubro de 2003
Ultima resposta 20 de out. de 2003
Respostas 7
Participantes 6