Pessoal, vendo os sites de algumas lojas (Extra, Submarino, Americanas), fiquei impressionado com a perfomance para abertura tanto da página inicial quanto as pesquisas.
Mesmo com dezenas de arquivos de imagens, animações e conteúdo, é muito rápido.
Alguém saberia me dizer devem estar fazendo?
Dica: a parte estática costuma ser servida por um servidor especializado, fornecido pelo Akamai.net.
A parte dinâmica normalmente é servida por um cluster gigante, não sei lhe dizer onde.
Uma coisa curiosa de todos esses sites que você mencionou é que (pelo menos a parte estática) são hospedados pelo Akamai.net:
U:>ping www.americanas.com.br
Disparando contra a1676.sa.akamai.net [72.246.216.42] com 32 bytes de dados:
U:>ping www.submarino.com.br
Disparando contra a1656.sa.akamai.net [72.246.216.27] com 32 bytes de dados:
U:>ping www.extra.com.br
Disparando contra a1281.sa.akamai.net [72.246.216.17] com 32 bytes de dados:
[quote=cezarsg]Pessoal, vendo os sites de algumas lojas (Extra, Submarino, Americanas), fiquei impressionado com a perfomance para abertura tanto da página inicial quanto as pesquisas.
Mesmo com dezenas de arquivos de imagens, animações e conteúdo, é muito rápido.
Alguém saberia me dizer devem estar fazendo?[/quote]
Além dos truques de hardware e rede, existem truques de software. a utilização correta dos caches do browser. por isso ao entrar na página todas as imagens que formam o layout já estão na sua máquina e o browser só tem que puxar as imagens dos produtos.(as quais tb podem estar cacheadas).
alem disso o conteudo ,qq um , pode ser servido usando compressão Gzip, o que torna a transfrencia mais rápida, ou pode utilizar ajax que dá a impressão que o site carrega mais rápido.
Muitos truques são possiveis quando vc conhece a fundo o protocolo HTTP
Pessoal, valeu pelas dicas!!