Performance!

10 respostas
Vini_Fernandes

Tenho a seguinte duvida: fui designado para melhorar a performance de uma determinada aplicação e não sei como identinficar onde estão os gargalos de desempenho. Não sei se existe padrões de procedimento para identificação dos mesmo. Alguem tem ideia?

valeuu

10 Respostas

J

Existem alguns fatores que influenciam em performance.

Algoritmo, tecnologia utilizada.

R

Acho que um bom ponto de partida é usar um profiler para medir o desempenho. Se você estiver usando NetBeans, ele já vem com um profiler integrado. Se sua IDE não possuir um profiler e você estiver na plataforma Windows, pode-se usar o VisualVM que vem com a JDK (procure um arquivo chamado “jvisualvm.exe” na subpasta \bin da sua JDK).

Na minha experiência com a criação de aplicativos para empresas, muitas vezes a fonte de mau desempenho é a modelagem ou configuração das tabelas no Banco de Dados. Algumas perguntas a fazer: a estrutura das tabelas está boa?; foram criados índices para acelerar as consultas mais importantes?; e por aí vai.

M

juliocbq:
Existem alguns fatores que influenciam em performance.

Algoritmo, tecnologia utilizada.

Exato. Nem disse que linguagem esta usando. De repente esta usando alguma coisa mais nova.

E

Vini Fernandes:
Tenho a seguinte duvida: fui designado para melhorar a performance de uma determinada aplicação e não sei como identificar onde estão os gargalos de desempenho. Não sei se existe padrões de procedimento para identificação dos mesmo. Alguem tem ideia?
valeuu

Você precisa bancar o “jornalista” e/ou o “detetive”, ou seja:

• Saber quais são as pessoas envolvidas no escândalo, aham, no sistema;
  • Perguntar, perguntar, perguntar;
  • Olhar o ambiente e os programas envolvidos;
  • Fazer alguns testes.

Não existe uma “receita de bolo”, mas com alguns anos de prática você pode até tentar fazer um “checklist” para isso. Um dos itens que pode ser posto no seu checklist é “perguntar aos usuários quais são os principais pontos em que se deve melhorar o desempenho”. Não aceite uma resposta como “todos”; isso não resolve nada.

Vini_Fernandes

Galera, agradeco ajuda. Foi otimo! Agora já tenho um ponto de partida…rsrs

Valeu

fidelis_felipe

Pessoal, reabrindo este tópico, fiz instalação do profile eclipse no meu note vista, copiei o plugin, e ja tenho a perspectiva do profile, mas nao consigo fazer rodar com o código, configurei de acordo com este

http://eclipsecolorer.sourceforge.net/index_profiler.html

Copiei ProfilerDLL.dll da pasta raiz do plugin para a pasta bin da instalação do JRE,
passei os jar pra um projeto pra testar,

só tenho a perspectiva do profile mas sem opcao habilitada…

mas sem sucesso…

se por favor alguem conseguir me ajudar agradeço, tenho uma aplicação pra verificar e ja estou uns dias tentando configurar esse profile sem sucesso…

abcs…

Fidelis Felipe

E

Que eu saiba, se você vai usar o Eclipse, tem de usar o TPTP:

Nunca tinha ouvido falar nesse Eclipse Colorer. De qualquer maneira, conforme está escrito no site:

Portanto, desmanche o que você já fez, e baixe o pacote do TPTP do site do Eclipse.

fidelis_felipe

entao mao a obra… assim que terminar dou o resultado aki… valeu mesmo!

Luiz_Aguiar

Veja o JProfiler.

fidelis_felipe

http://marcio-gh.blogspot.com/2008/09/eclipse-tptp-atravs-de-um-plugin-do.html
Achei esse artigo pra configuração, mas nao intendi onde devo “adicionar o argumento -XrunpiAgent:server=enabled na linha de comando do WebLogic”, algum sabe?, acho que só falta isso…

Criado 11 de setembro de 2009
Ultima resposta 8 de out. de 2009
Respostas 10
Participantes 8