Estou nos meus primeiros passos em Java e estou fazendo alguns programinhas no Bloco de Notas e rodando via prompt do Dos - com o JDK instalado.
Como que eu devo proceder para mandar um programinha pronto (.Class) a um amigo, por exemplo, que seja leigo em informática mas que apenas deve receber o programa e consiga abrir ele ? Como se fosse um EXE.
Para rodar o .class você deve compila ro programa usando javac NomeClasse.java e para executar java NomeClasse.
Para isso você precisa configurar as variaveis de ambiente de seu sistema operacional para que o mesmo entenda os comandos javac/java.
Links com materiais que podem te orientar nos seus primeiros passos:
no ambiente eu conseigo fazer muitas coisa, já transformei o arquivo java em um .class, e quando eu for mandar pra alguém, como que devo fazer ? Mando o programa.class e ele vai conseguir abrir normalmente ? vai precisar de uma JVM ou eu preciso fazer mais alguma coisa ?
Fico grato.
T
thingol
dudabrito:
Saudações Caros Amigos
Estou nos meus primeiros passos em Java e estou fazendo alguns programinhas no Bloco de Notas e rodando via prompt do Dos - com o JDK instalado.
Como que eu devo proceder para mandar um programinha pronto (.Class) a um amigo, por exemplo, que seja leigo em informática mas que apenas deve receber o programa e consiga abrir ele ? Como se fosse um EXE.
Agradeço a quem puder ajudar.
Use uma outra linguagem - é que seu amigo leigo em informática teria de instalar o JRE, e depois você teria de transformar seus arquivos .class em um arquivo .jar, para que ele pudesse dar um duplo-clique. Como é muita coisa de uma vez só…
dudabrito
Thingol,
Então não existe uma forma de em Java eu criar um arquivo executável ?
Quem receber esse programa precisa ter uma JRE instalada ?
Fico no aguardo.
Andre_Brito
Na verdade, java não gera executável mesmo.
A .jar é “tratado” como executável eu acho.
Essa sua pergunta me deixou na dúvida também: mesmo sem a JVM, ele consegue rodar um .jar?
antoniopopete
Geralmente as pessoas tem o jre instalado em suas máquinas porque sites de bancos e algumas outras instituições exigem que você tenha esse aplicativo.
Se você tem amis de um arquivo .class o ideal é que você empacote esses arquvios em um arquivo .jar que nada mais que um “zip executável (pela JVM)”.Se quiser criar um exe, procura aqui no forum que N pessoas já perguntaram “como gerar exe java”. http://www.google.com.br/search?source=ig&hl=pt-BR&rlz=&q=como+gerar+exe+java&meta=
T
thingol
a) Quem receber o seu programa tem de ter uma JRE instalada. Por exemplo, se seu colega consegue rodar applets Java no browser, ele deve ter uma JRE instalada (ou então a máquina virtual Java da Microsoft, se a máquina dele for um pouco velha).
b) Para facilitar, crie um .jar a partir de seus arquivos .class. Configure corretamente o arquivo MANIFEST.MF (linha Main-Class: ) . E então teste para ver se funciona direitinho (dê um duplo-clique e veja se roda, sem setar classpath ou outras coisas).
dudabrito
Caros Amigos,
Percebi pelo fóruns e por pesquisas que realizei que terei que usar uma JRE, porém no micro que estou usando não sei se foi instalada, não nem como o JDK está instalado, então chegando em casa criarei um ambiente do Zero. Pegarei um manualzinho bem prático (quem puder me indicar alguma já agradeço) e instalarei na minha máquina tudo o que for preciso para preparar um arquivo executável. Logo venho postar e falar um pouco da experiência que passei… e as dificuldades que enfrentei, okei.
Agradeço a Todos a Atenção
Até Mais
everson_z
Entenda VM como plataforma!
Mas, se vc criar um .exe não precisa da JVM, porem, .exe roda em cima da plataforma Windows