Pergunta de Super Leigo

9 respostas
dudabrito

Saudações Caros Amigos

Estou nos meus primeiros passos em Java e estou fazendo alguns programinhas no Bloco de Notas e rodando via prompt do Dos - com o JDK instalado.

Como que eu devo proceder para mandar um programinha pronto (.Class) a um amigo, por exemplo, que seja leigo em informática mas que apenas deve receber o programa e consiga abrir ele ? Como se fosse um EXE.

Agradeço a quem puder ajudar.

9 Respostas

antoniopopete

Para rodar o .class você deve compila ro programa usando javac NomeClasse.java e para executar java NomeClasse.

Para isso você precisa configurar as variaveis de ambiente de seu sistema operacional para que o mesmo entenda os comandos javac/java.
Links com materiais que podem te orientar nos seus primeiros passos:

//erros e duvidas de um iniciante:
http://www.guj.com.br/java.artigo.104.1.guj
//sobre classpath
http://www.guj.com.br/java.artigo.108.1.guj

Artigos já publicados no guj:
http://www.guj.com.br/artigos.jsp

Fora o bom e velho google.

Boa sorte

dudabrito

Sim sim Antônio,

no ambiente eu conseigo fazer muitas coisa, já transformei o arquivo java em um .class, e quando eu for mandar pra alguém, como que devo fazer ? Mando o programa.class e ele vai conseguir abrir normalmente ? vai precisar de uma JVM ou eu preciso fazer mais alguma coisa ?

Fico grato.

T

dudabrito:
Saudações Caros Amigos

Estou nos meus primeiros passos em Java e estou fazendo alguns programinhas no Bloco de Notas e rodando via prompt do Dos - com o JDK instalado.

Como que eu devo proceder para mandar um programinha pronto (.Class) a um amigo, por exemplo, que seja leigo em informática mas que apenas deve receber o programa e consiga abrir ele ? Como se fosse um EXE.

Agradeço a quem puder ajudar.

Use uma outra linguagem - é que seu amigo leigo em informática teria de instalar o JRE, e depois você teria de transformar seus arquivos .class em um arquivo .jar, para que ele pudesse dar um duplo-clique. Como é muita coisa de uma vez só…

dudabrito

Thingol,

Então não existe uma forma de em Java eu criar um arquivo executável ?
Quem receber esse programa precisa ter uma JRE instalada ?

Fico no aguardo.

Andre_Brito

Na verdade, java não gera executável mesmo.
A .jar é “tratado” como executável eu acho.

Essa sua pergunta me deixou na dúvida também: mesmo sem a JVM, ele consegue rodar um .jar?

antoniopopete

Geralmente as pessoas tem o jre instalado em suas máquinas porque sites de bancos e algumas outras instituições exigem que você tenha esse aplicativo.
Se você tem amis de um arquivo .class o ideal é que você empacote esses arquvios em um arquivo .jar que nada mais que um “zip executável (pela JVM)”.Se quiser criar um exe, procura aqui no forum que N pessoas já perguntaram “como gerar exe java”.
http://www.google.com.br/search?source=ig&hl=pt-BR&rlz=&q=como+gerar+exe+java&meta=

T

a) Quem receber o seu programa tem de ter uma JRE instalada. Por exemplo, se seu colega consegue rodar applets Java no browser, ele deve ter uma JRE instalada (ou então a máquina virtual Java da Microsoft, se a máquina dele for um pouco velha).
b) Para facilitar, crie um .jar a partir de seus arquivos .class. Configure corretamente o arquivo MANIFEST.MF (linha Main-Class: ) . E então teste para ver se funciona direitinho (dê um duplo-clique e veja se roda, sem setar classpath ou outras coisas).

dudabrito

Caros Amigos,

Percebi pelo fóruns e por pesquisas que realizei que terei que usar uma JRE, porém no micro que estou usando não sei se foi instalada, não nem como o JDK está instalado, então chegando em casa criarei um ambiente do Zero. Pegarei um manualzinho bem prático (quem puder me indicar alguma já agradeço) e instalarei na minha máquina tudo o que for preciso para preparar um arquivo executável. Logo venho postar e falar um pouco da experiência que passei… e as dificuldades que enfrentei, okei.

Agradeço a Todos a Atenção

Até Mais

everson_z

Entenda VM como plataforma!
Mas, se vc criar um .exe não precisa da JVM, porem, .exe roda em cima da plataforma Windows

Criado 18 de dezembro de 2007
Ultima resposta 18 de dez. de 2007
Respostas 9
Participantes 5