Ai galéra, vamos ver se alguém sabe como resolver este quebra-cabeça.
Seguinte, eu tenho uma página que utilizei o Ulead Menu.Applet (http://www.ulead.com/ma/runme.htm) para fazer o menu lateral do site (www.sel.eesc.usp.br/lac), só que ele utiliza Java para composição da rotina.
Até ai tudo bem, sem galho algum até chegar no Windows XP. O problema é que, como todos nos estamos carécas de saber, a “Bunda Pensante” do Bill Gate$ tirou o Virtual Java Machine (sabe DEUS porque) do Windows XP, tanto o Home quanto o Prof., que tem que ser instalado a parte. Se isso não estiver instalado no micro do usuário o menu simplesmente não funciona e pelo que pude perceber ele também não avisa o usuário do problema.
O que eu gostaria de saber é o seguinte. Existe uma forma via HTML, alguma rotina em CGI, Java Script, VBScript ou sei lá oque que rode em qualquer tipo de navegador sem muita firula, que verifique a existência ou não do Virtual Java Machine na máquina e se não tiver, sugira ao usuário a instalação, ou mesmo instale para o usuário ?
Digo isso porque quando é detectado que o usuário não tem o plugin do Flash ou do Shockwave no navegador, o mesmo se encarrega de baixar e instalar de forma transparente (ou quase) para o usuário. Eu queria fazer o mesmo mas não sei se dá. Até pensei em pegar a rotina do flash que testa e tentar adaptar, mas não sei se dária certo.
Alguém já passou por isso e conseguiu resolver ?
No site do Banco do Brasil tem uma rotina em javascript pelo que eu percebi que, bem na hora que a gente entra na página pra acessar o Teclado Virtual do banco que faz a verificação do plugin. Até aonde eu entendi, é um código que testa pra ver se existe o Java Virtual Machine e se não tem ele alerta, jogando para uma outra página…
Eu dei uma olhada no código fonte, mas não consegui separar a rotina que faz isso…

NOSSA!!! Como diria o minerim - Eita trem bão sô…funciono diretim…