Pergunta idiota ! onde coloco os pontos e como usar?

7 respostas
vanilton.coelho

Sei que vai parecer bobagem para muitos de vocês mas estou com um problema, uma vez fiz uma anotação que é a seguinte, para usar um método se escreve :

nomeObjeto.nomeMetodo(parametros)
ex.: hoje.getDate();

porem já vi em outro lugar assim

nomeClasse.nomeMetodo(parametros)
ex.: Math.pow(x, a);

como é isso ??? e pode misturar ???
tá tudo embaralhado em minha cabeça, pergunta muito amadora mesmo mas fazer oque, nunca ninguem me respondeu ou me deu alguma resposta VÁLIDA !

Obrigado a todos !

7 Respostas

ricardolecheta
public class Test {

void a() {
		System.out.println("a");
	}

static void b() {
		System.out.println("b");
	}

public static void main(String[] args) {
		Test t = new Test();
		t.a();

Test.b();
	}
}

vc sempre faz objeto.nomeMetodo().... mas caso o método for static, como os da classe Math... vc pode fazer Classe.metodo.

o static informa que vc pode chamar o método sem possuir uma instância da classe.

vanilton.coelho

acho que entendi, quando o metodo for static, se naum tiver nenhum objeto instanciado, posso usar nomeClasse.nomeMetodo(), porem se naum tiver static, tenho que instanciar um objeto para poder usar o meto, ok ???

outra duvida, posso usar nomeObjeto.nomeMetodo() mesmo esse metodo sendo static ???

ricardolecheta

exato.

sim pode, mas não é considerado muito elegante :wink:

cv1

poder, pode, mas nao eh uma pratica legal, pois dificulta a leitura do codigo em alguns casos, e confunde quando voce esta dando uma passada de olho. Alguns compiladores, como o do Eclipse, te dao um warning sobre isso.

vanilton.coelho

porque não é elegante, entaum eu deveria usar oque pra o codigo ficar mais legivel ???

ricardolecheta

ué…pq vc não precisa criar um objeto, para isso existe o static… caso contrário usa sem static…

por exemplo a clase Math…

Math m = new Math();
m.pow(…

ruim ne? por isso é static. Math.pow…

vanilton.coelho

em liguei !

valeu mesmo !

:stuck_out_tongue:

Criado 24 de janeiro de 2005
Ultima resposta 24 de jan. de 2005
Respostas 7
Participantes 3