Pergunta idiota sobre applet

20 respostas
bigodines

Oi pessoal, eu fiz meu primeiro applet, depois de muito trabalho ele funcionou. ótimo, está perfeito.

Quando fui botar na minha página, para visualizar eu tive de fazer o download de um plug-in para que o applet rodasse (isso eu já esperava) o que eu não esperava é o tamanho do plug-in (alguma coisa entre 5 e 7mb… agora n me lembro), agora eu penso, se cada visitante do meu site tiver de fazer esse download a primeira vez q entrar na minha página… eu to fudido, ninguém vai ver meu applet.

Tem alguma coisa q eu possa fazer? Algum interpretador menor… sei lá, alguma coisa?

20 Respostas

T
  1. Aprenda Flash em vez de Java - Flash é mais bonitinho, e o plugin é bem menor - provavelmente já está até instalado na máquina de seu usuário…
  2. Se seu applet vai rodar em máquinas mais antigas, talvez elas tenham o MSJVM (Java da Microsoft, versão 1.1; produto foi descontinuado pela Microsoft faz muito tempo.) Esse JVM é muito leve, mas você vai ter dificuldades de encontrar o msjavx86.exe que é o instalador do MSJVM. A Microsoft prometeu que ela nem vai lançar mais patches de segurança para a MSJVM - na verdade ela diz para você usar outra JVM (IBM? Sun?), ou então instalar o .NET framework (que é grande também) e rodar “applets C#”. Hoje em dia as máquinas com Windows XP nem vêm mais com a MSJVM.
    É meio encrencado escrever programas para essa JVM antiga, mas é perfeitamente possível.
  3. Ou então o negócio é exigir o Sun JRE mesmo para rodar (o tal plugin de 5 a 8 MB que você está reclamando.)
Luca

Olá

O thingol já disse tudo. Mas eu ainda vou acrescentar algo.

Muito bem, você fez sua applet o que deve ter sido ótimo para aprender.

Antigamente a gente fazia pequenas applets e colocava nas páginas. Então as vezes você via sites de empresas com jogo da velha e outros brinquedinhos. Mas era tudo muito limitado porque só se podia usar o awt. Aí a Sun lançou o plugin que permite usar swing nas applets e com isto se podia fazer sistemas de verdade com applets. Um exemplo é o sistema de captura de transações do Banco Postal que é uma applet. As applets com o plugin funcionam muito bem em ambientes fechados e intranets onde todas as máquinas clientes tem o plugin instalado.

Em agosto de 2001 a Sun lançou o Java Web Start que é um modo de executar aplicações com as vantagens de update automático das applets. É usado por muitas empresas. O único inconveniente do update automático é o fato de TODOS os clientes ao perceberem que há uma nova versão no servidor iniciarem o download. Se todos os clientes entram no ar ao mesmo tempo no início do horário comercial o servidor desaba.

Aí surgiram os envenenamentos ao Java Web Start que permitem download seletivo de somente das classes que sofreram alteração e também escalonando do download dos clientes só permitindo alguns de cada vez.

Como se vê, o conceito de applet segue evoluindo mas tudo começa pelo passo que você acaba de dar. Se você quiser experimentar fazer uma applet que não precise do plugin, experimente brincar um pouco com o thinlet que roda na jvm (arghhh…) da Microzoft.

[]s
Luca

bigodines

aff… e eu só queria fazer um chatzinho que não ficasse dando reload o_O

aproveitando, gostaria de saber mais sobre esse thinlet já que pelo visto é o que eu vou ter que usar… eu tenho q alterar meu código?? qq eu tenho q fazer? re-compilar?

Luca

Olá

Legal!. Mas para fazer um chat não precisa nem de applet nem de flash…

[]s
Luca

bigodines

mas daí eu não aprendo java =P

aborges

Vc jah considerou a ideia de usar J2EE ? :wink:

Luca

Olá

Certo, é ótimo o caminho que está adotando. Mais para a frente você vai aprender a fazer aplicações web com Java e fará um chat de outro modo.

[]s
Luca

bigodines

não cara. eu to começando agora, e tava loco de feliz por ter conseguido desenvolver meu chatzinho usando applet. Qualquer idéia é válida nessas alturas do campeonato.

bigodines

“Luca”:
Olá

Certo, é ótimo o caminho que está adotando. Mais para a frente você vai aprender a fazer aplicações web com Java e fará um chat de outro modo.

[]s
Luca

Certo, suponhamos q eu queria fazer uma aplicação deste mundo que rode nos meus clientes, o que devo fazer agora? usar esse thinlet? Usar j2ee q nem o outro falou? O q eu faço?? :slight_smile:

E

pô, para usar o Java Web Start que você já tem na sua máquina não precisa ser um applet. O JWS baixa ou instala o aplicativo na máquina e ainda por cima se você quiser ele adiciona ícones criados por você na área de trabalho que chamam seu aplicativo.

bigodines

mas eu vou botar numa página

Luca

Olá

Eddie, o JWS exige que seja feito um download de algo bem grandinho.

Bigodines, se você vai botar em uma página então trata-se de uma aplicação web, certo? Os caminhos são aqueles já apontados tipo flash ou thinlet. Este último precisa de no mínimo a jvm da M$ então no Win XP pode nao funcionar. No lado servidor há um monte de coisas novas que estão dentro do chamado J2EE. Comece por servlets.

[]s
Luca

bigodines

“Luca”:
Olá

Eddie, o JWS exige que seja feito um download de algo bem grandinho.

Bigodines, se você vai botar em uma página então trata-se de uma aplicação web, certo? Os caminhos são aqueles já apontados tipo flash ou thinlet. Este último precisa de no mínimo a jvm da M$ então no Win XP pode nao funcionar. No lado servidor há um monte de coisas novas que estão dentro do chamado J2EE. Comece por servlets.

[]s
Luca

Opa, agora começamos a evoluir. Tá, esses servlets q você fala, se eles são modo servidor, como vou fazer um chat sem ficar dando reload? (não vou usar javascript também…)
Se eu usar o thinlet e for abrir a página num winXP, vai aparecer alguma coisa pra download? Se sim, é aquele plugin grande?

Luca

Olá

Última resposta porque preciso trabalhar…

1. Use tudo que tem direito. Não vejo porque não usar javascript

2. Além de servlets que rodam no servidor sob controle de um servidor de aplicação (servlet engine), estude o protocolo http e vai ver como se pode fazer para a tela ficar sendo atualizada automaticamente como ocorre em webmails ou chats quando se opta por rolagem automatica da tela.

3. Se você usar algo em uma página em algum ambiente que não tenha o plugin exigido haverá a necessidade de fazer o download tal como ocorre com flash, shockwave, etc.

[]s
Luca

bigodines

certo… agora só me restou uma dúvida. por que alguns applets rodam em todas as máquinas, sejam windows xp ou 98 e quando não rodam, pedem para instalar um plugin beeeeeeeem menor do que esse da sun?? Por exemplo, o teclado virtual do BB ou o ICQ2Go… alguém pode me responder?

obrigado.

T

Você já olhou o código-fonte dessa página que você está mencionando, por exemplo? Pode ser que em vez de <APPLET> ela use <OBJECT> e ela solicite o plugin da Microsoft em vez de solicitar o plugin da Sun. O tag <OBJECT> é meio complicado (tem uns atributos bastante complicados).

bigodines

opa… parece que descobrimos um bug no fórum =PPP

Usando <object> tem como driblar essa merda de download enorme q ele pede pra fazer?

T

Não exatamente. O tag “<object>” é usado para carregar ActiveX no browser, mas tanto o Java Plug-in da Sun quanto o da Microsoft são em última instância um ActiveX. Se você quiser carregar o plugin da Microsoft, os parâmetros desse tag são de uma determinada maneira (veja se dá para copiar desse site que você mencionou), e se você vai carregar o plugin da Sun, os parâmetros são outros. Um dos parâmetros é a localização do arquivo que contém o download do plugin (não sei se o parâmetro se chama CODEBASE ou CABBASE); no caso da Sun normalmente você especifica um site da própria Sun que contém esse download, mas no caso da Microsoft não existe mais um site da Microsoft que tenha esse plugin disponível. Você precisa ver isso naquele tal site - provavelmente ele está se referenciando a um arquivo local no próprio site.

bigodines

Hum… ok, agora uma outra pergunta, há como eu fazer uma verificação através de javascript ou alguma outra coisa, para que isso seja adotado como um plano ‘B’ ou seja… só para o caso do usuário não ter a jvm da sun??

T

Bom, não sei te dizer. Que tal dar uma olhada no código-fonte da página HTML que você mencionou? Lá deve ter todos os truques (como você usa o <object>, se tem um Javascript que testa etc.) Sites antigos de empresas grandes normalmente já tiveram muitas modificações para que possam funcionar bem, então copie a (aham, queria dizer “inspire-se na”) solução deles.

Criado 20 de outubro de 2004
Ultima resposta 21 de out. de 2004
Respostas 20
Participantes 5