Pergunta inicial

Vi alguns tópicos de Java básico com esse mesmo problema. Tentei as soluções apresentadas (como naquele .doc do camilo.java) mas nada…

Nao consigo chamar o javac no cmd. Mudei as variaveis para

CLASSPATH (sem o = )
C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_17\bin

JAVA_HOME
C:\Program Files\Java

Mensagem:
‘javac’ is not recognized as an internal or external commmand, operable program or batch file.

Que faço??

Abre o cmd e digita “set” depois se puder cola aqui pra gente da uma olhada se ta certo mesmo.

Abraços.

vc precisa colocar o bin do JAVA_HOME na variavel PATH:

ex:
set PATH=%PATH%;%JAVA_HOME%\bin

gostaria de saber como que se faz uma pergunta, já logei e não sei onde ir para fazer minhas perguntas me respondam por favor

Se me lembro bem você esta configuramndo errado mesmo…

coloca ai no java_home a pasta de instalação do seu jdk, acredito que no seu exemplo seja

C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_17

classpath

%java_home\lib%

no path ja vai ter um valor de outros programas do windows, você coloca um “;” no final e coloca depois disso: “%java_home\bin%” (sem as aspas é claro…)

ai pra ver se deu certo, da os ok e fecha as janelas la da propriedades do meu computador, das variaveis do ambiente, abre um console depois disso e da uma java - version

se isso não der certo avisa ai…

Eae cara blz…?

Você fez o seguinte:

JAVA_HOME
C:\Program Files\Java

E o que você deve fazer é setar a pasta da versão do SDK do Java, pois lá é onde estará o ambiente Java.
C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_17

Tenta fazer isso no Java home que você coneguirá.

shaft:

ALLUSERSPROFILE=C:\ProgramData
APPDATA=C:\Users\Thiago\AppData\Roaming
CLASSPATH=C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_17\bin
CommonProgramFiles=C:\Program Files\Common Files
CommonProgramFiles(x86)=C:\Program Files (x86)\Common Files
CommonProgramW6432=C:\Program Files\Common Files
COMPUTERNAME=THIAGO-PC
ComSpec=C:\Windows\system32\cmd.exe
DFSTRACINGON=FALSE
FP_NO_HOST_CHECK=NO
HOMEDRIVE=C:
HOMEPATH=\Users\Thiago
JAVA_HOME=C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_17
LOCALAPPDATA=C:\Users\Thiago\AppData\Local
LOGONSERVER=\THIAGO-PC
NUMBER_OF_PROCESSORS=2
OS=Windows_NT
Path=%CommonProgramFiles%\Microsoft Shared\Windows Live;C:\Windows\system32;C:\W
indows;C:\Windows\System32\Wbem;C:\PROGRA~2\COMMON~1\ULEADS~1\MPEG;C:\Program Fi
les (x86)\ATI Technologies\ATI.ACE\Core-Static;C:\Program Files (x86)\QuickTime
Alternative\QTSystem;C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0
PATHEXT=.COM;.EXE;.BAT;.CMD;.VBS;.VBE;.JS;.JSE;.WSF;.WSH;.MSC
PROCESSOR_ARCHITECTURE=AMD64
PROCESSOR_IDENTIFIER=Intel64 Family 6 Model 15 Stepping 13, GenuineIntel
PROCESSOR_LEVEL=6
PROCESSOR_REVISION=0f0d
ProgramData=C:\ProgramData
ProgramFiles=C:\Program Files
ProgramFiles(x86)=C:\Program Files (x86)
ProgramW6432=C:\Program Files
PROMPT=$P$G
PSModulePath=C:\Windows\system32\WindowsPowerShell\v1.0\Modules
PUBLIC=C:\Users\Public
QTJAVA=C:\Program Files (x86)\Java\jre6\lib\ext\QTJava.zip
SESSIONNAME=Console
SystemDrive=C:
SystemRoot=C:\Windows
TEMP=C:\Users\Thiago\AppData\Local\Temp
TMP=C:\Users\Thiago\AppData\Local\Temp
TRACE_FORMAT_SEARCH_PATH=\NTREL202.ntdev.corp.microsoft.com\34FB5F65-FFEB-4B61-
BF0E-A6A76C450FAA\TraceFormat
USERDOMAIN=Thiago-PC
USERNAME=Thiago
USERPROFILE=C:\Users\Thiago
windir=C:\Windows

Alessandro:
O cmd não confirmou nem negou o comando set. Nunca usei o set, espero ter feito certo

maior_abandonado:

A única variável path que achei estava apenas nas variáveis do ambiente e tinha o valor:

%CommonProgramFiles%\Microsoft Shared\Windows Live;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;C:\PROGRA~2\COMMON~1\ULEADS~1\MPEG;C:\Program Files (x86)\ATI Technologies\ATI.ACE\Core-Static;C:\Program Files (x86)\QuickTime Alternative\QTSystem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\

É nessa mesmo que coloco o valor? Não entendi mto bem pra falar a verdade :?

allyssonluan

Já alterado :slight_smile:

Adicione no final da variável Path:

;%JAVA_HOME%\bin

Caramba, ainda nada!!!

Estranho.

Você está digitando javac no cmd e ele não reconhece como comando?

Verifica suas variáveis:

JAVA_HOME = C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_17
Path = No final você poe ;%JAVA_HOME%\bin

Agora sim consegui usar

Tinha criado uma CLASSPATH antes e nao path… Criei as 1 que você falou nas variáveis de usuário. A path que criei inclusive foi só com o que você botou, já que era uma variável nova e não tinha nenhum valor prévio.

No processo tinha posto esse final da path nas variáveis de ambiente e não tinha dado em nada. Testei depois de cada verificação e só deu certo depois de ter criado a path nas variáveis de usuário. Quaisquer alteracoes erradas que eu tenha feito não impediram o javac de rodar

Agora… não faço a mínima idéia do que eu fiz. Tem algum tutorial que indica??
Aliás mesmo o comando javac eu não consegui udar direito já que eu não sei a linha de comando toda ( or ?) Tutorial??

Obrigado pela ajuda

Bom, para simplificar, você da próxima vez que for instalar o JDK pode fazer esses passos:

Propriedades de Meu Computador > Avançado > Variáveis de ambiente > Variáveis do sistema

Procura a variável Path, edita ela e no final do que estiver la você poe ;C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_17\bin (Se já tiver um ponto e virgula no final você não precisa colocar outro mas se nao tiver você tem que colocar)

OK > OK.

Abre o cmd e digita javac, se o cmd reconhecer o comando é sinal de que deu tudo certo.

Para compilar basta digitar: javac NomeDoArquivo.java
Para executar o arquivo compilado: java NomeDoArquivo (Este é o arquivo .class gerado após compilação. Na hora de executar não coloque o .class, apenas o nome do arquivo)

OBS: Toda vez que você alterar algo nas variávies de ambiente, feche e abra o cmd novamente para ele poder carregar as novas configurações.

Agora é partir pro código!!

Qual sua dúvida agora?

Abraços.

Muito obrigado de novo. Meu pontapé inicial dependeu disso.

Quanto a mais alguma pergunta, só aquelas:
não faço a mínima idéia do que eu fiz. Tem algum tutorial que indica??
Aliás mesmo o comando javac eu não consegui usar direito já que eu não sei a linha de comando toda ( or ?) Tutorial??

Quanto ao Java em si, não parece tão simples pra aprender sozinho quanto o C, devo me matricular num curso ainda semana que vem, aí posso tirar dúvidas e se possivel, colaborar, mais adequadamente (enquanto isso, a minha descrição [what is a classpath?] é no mínimo apropriada :? )