Pergunta JSF básica

7 respostas
RichardVaugh

Se eu tenho uma entrada de texto e um botão, esse botão chama um método que pega essa entrada de texto faz uma pesquisa no banco de dados e retorna um link…isso existe ? ou primeiro eu deveria fazer com que o bean recebesse a variável da busca e depois um botão pra ele executar o método…

estou tentando issso mas acredito que possa ser esse o erro, pois a variável é nula e o metodo não consegue retornar nada…
alguém pode me explicar ?

7 Respostas

Danillo_Vellozo

Ola Richard

Deixa eu ver se eu entendi a sua duvida.

O botão aciona um método que pega a caixa de texto como parametro pra fazer uma busca no banco de dados.
Ai o banco de dados retorna um link para o metodo que o chamou e voce deseja fazer um redirect da pagina para esse link?

Se for isso não precisa passar parametro de busca.
Basta criar esse método no proprio bean e fazer tudo dentro dele, inclusive o redirect. Ai é soh assosiar esse botão ao método.

Dependendo do que vc quiser fazer, em JSP fica até mais facil.

RichardVaugh

É JSF mesmo.

Mas mesmo que eu queira pegar o valor dessa caixa de texto ela já vai estar disponível depois que eu eu clicar no botão com a action ? Prq eu estou achando que quando eu clico no botão a variável fica nula, e ainda não foi setada, a dúvida é se quando eu clicar no botão a variável vai ser setada antes do método executar (método da action)…então ?

Danillo_Vellozo

Vai estar disponivel apenas se voce relaciona-la com a variavel da classe instanciada.

Como se a caixa de texto ficasse apontando para a variavel do bean o tempo todo…
entende?
ai eh soh dar um get no seu atributo… dentro do metodo

RichardVaugh

Ok, mas a dúvida é a seguinte,

quando ele vai setar a variável da caixa de texto ?

antes ou depois de executar o método do botão ?

Prq eu cheguei a imaginar que se clico no botão ele executa o método mas e não setou a variável…

Acho que isso foi uma rata das grandes , eu preciso procurar um psiquiatra logo…

Danillo_Vellozo

antes

o Emerson vai dar um auxilio… calmae

E

Bom Dia Richard…

você poderia postar seu codigo (JSP e BEAN)… :?:

RichardVaugh

Bom dia Emerson, por enquanto a minha dúvida era essa, estou com outro problema agora, quando ele vai iniciar a página, ele dá :

javax.faces.el.EvaluationException: Cannot get value for expression…
javax.faces.el.EvaluationException: Exception getting value of property…

não posso postar código pois é um trabalho que outros estão fazendo…

a expressão é simplesmente setando a variável em um inputText e a outra excessão diz que é problema com a minha variável, em seguida vem outra excessão (nullpointer) como se eu tivesse tentando pegar o valor do bean, mas não entendo pois é um input …além disso é a página do welcome…

mas obrigado pela disposição…

Criado 30 de julho de 2008
Ultima resposta 30 de jul. de 2008
Respostas 7
Participantes 3