Pergunta mais relacionada a assuntos mais burocráticos, digamos assim

Desde quando comecei a entender um pouco de programação me veio essa duvida, bom, vamos lá. Digamos que eu sou um programador freelancer e pego um job para construir uma loja virtual do zero, seja com WordPress ou qualquer outro CMS ou Framework, não importa, essa parte de compra de domínio e contratação de servidor para hospedagem do site ficam a cargo de quem, de mim como programador ou do meu cliente? Será que além de cuidar da parte da programação eu ainda vou ter que cuidar dessa parte mais burocrática? E depois disso, quando o sistema/site já estiver pronto, eu ainda vou ter de me preocupar com isso?

Veja bem… Você pode oferecer dois tipos de pacote, um com e outro sem hospedagem, e deixa o cliente escolher.

Eu, particularmente, acho mais prudente oferecer só a opção de você próprio administrar: se o usuário meter a mão e alterar algo, ele vai jogar na sua carga a responsabilidade sem você ter culpa. Ou pior, se ele perder alguma informação persistida e te responsabilizar, pode dar caso de Justiça.

Além disso, se ele (ou alguém mal intencionado) tiver acesso ao sistema e alterar algo, você vai ter um trabalho hercúleo para corrigir.

Por isso, em meu ponto de vista particular, considero mais PRUDENTE oferecer já o serviço com a hospedagem inclusa.