Pergunta sobre EJB 3 e Java ME

Beleza pessoal!

É normal ter um projeto ME ligado à um projeto Enterprise, utilizando os serviços do EJB?!

Alguém sabe se tem que utilizar web service pra comunicar… como é feita a comunicação do aplicativo ME com os serviços EJB? Suponha que vc está usando o JBoss Server

Para utilizar os servicos do EJB vc tem que disponibilizar um webservice que se seja WS-i compliant pois mobile soh suporta a JSR-172.
Porém trafegar xml em rede movel é muito verborragico na maioria dos casos. Caso vc queira aproveirar os ejbs, talvez seja melhor utilizar um JSON parser para mandar as respostas ao invéz de utilizar xml.

Temos uma solução assim aqui no trabalho. Usamos algo simples, porém bastante funcional: celular com GPRS acessando um servlet que repassa mensagens para um bean EJB de fachada.

Para o cenário brasileiro foi a melhor solução que encontramos, pois minimiza o conteúdo da comunicação entre o dispositivo móvel e o servidor. Mas em outros países usamos serviços mais especializados, via a JSR-172 citada pelo amigo aí de cima.