Pergunta sobre Fatec e área de TI

Pessoal, não sei se essa é a área certa do fórum para perguntar. Acabei de descobrir o site.
Eu já fiz um técnico de informática na Etec, (e gosto dessa área, antes de tudo) com duração de 1 ano e meio. Porém eu não estudava muito, estudava “pra passar”, pois eu tinha o Ensino Médio junto. Depois, fiquei um ano parado, e não buscava programar mais nem nada, até que esqueci muita coisa.
Um ano se passou e agora prestei pra Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec de Itu.
A grade do curso é aproximadamente ou igual a essa:
http://www.fatecfranca.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=49&Itemid=1

Gostaria de saber o que vocês pensam sobre essa grade, se falta algo ou se é boa, em quais áreas eu devo me focar mais e já ir estudando, enfim.
Gostaria que me dessem uma visão geral do que é o curso dessa área. Por exemplo, quando vcs terminaram o curso e agora estão no mercado de trabalho, qual é a visão que vocês tem agora da área. O que é mais importante e o que não é.
E por último, gostaria que me mandassem links, ou explicassem de forma resumida, quais são os cargos existentes nessa área. Eu já vi tantas coisas que me confundiram: Analista Senior, Líder Técnico , parte de segurança…e vários outros.
A minha dúvida é: Com a base nesse curso, terei dinâmica para trabalhar em quaisquer dessas áreas?

Vocês viram que o meu tópico é principalmente para tirar minhas dúvidas quanto à grade do curso e mercado de trabalho, pois nunca trabalhei na área e não sei como funciona muito bem.
Só mais uma coisa: Como seria o dia a dia de um desenvolvedor? Tipo, no curso eu começava um programinha, parava, o professor ensinava mais uns passos, fazia…entregava…e pronto. Como seria eu ficar no mesmo emprego, fazendo isso sempre? Gostaria que me abrissem o mar, literalmente. Quero chegar no curso bem focado já no que devo fazer. Muito obrigado se você leu até aqui e vai me responder! rs

Faço fatec, e posso te dizer que a qualidade de ensino é ótima… quanto a experiência no mercado de trabalho eu ainda nao tive, pois moro no interior e aqui na minha região há poucas empresas da área :confused:

Só complementando, meu curso é o antigo ASTI… agora a grade mudou um pouco e me parece que são 3 anos de duração.

Hum, beleza! Eaí alguem mais pode dar uma ajuda? :]

pessoalmente achei legal a grade curricular, acho que o aluno pode sentir certa falta de mais linguagem de programação, mas considero que isso seja coisa para aprender fora da faculdade, então isso não se aplica como problema na minha opinião.

Concerteza… em geral, tudo que se aprende somente na faculdade não é o suficiente. Estou fazendo vários cursos em paralelo.

Quais cursos paralelos bons existem pra se fazer? Podem dar exemplos? vlw

Cara, te aconselho a fazer um curso de java da caelum… ouço falar muito bem do curso deles.