Pessoal, preciso resolver o exercício abaixo.
Antes de mais nada não estou pedindo pra que resolvam o exercício.
Só quero saber o que significa a notação abaixo.Vejam:
Um grafo simples é auto-complementar se é isomorfo ao seu complemento. Mostre que se G é um grafo simples auto-complementar de ordem n, então
n = 0 (mod 4) ou n = 1 (mod 4)
Esse igual na verdade tem um tio(~) em cima dele.
O que significa essa notação?
Olá,
O sinal de igual com um til na parte de cima significa congruente.
hehehe…geometricamente sim, o símbolo significa congruente.
Eu preciso saber o que significa no contexto do problema.Incluindo a parte de 0( mod 4). Não tenho certeza se isso é uma multiplicação.
Olá,
Não é apenas o sinal que você precisa entender (Esta notação que você esta tentando entender é uma relação de congruencia). Procure por matematica modular que você vai encontrar o que precisa.
Em tempo na expressão você tem que:
n-0 é divisivel por 4 OU n-1 é divisivel por 4.
[quote=ehmagalhaes]Olá,
Não é apenas o sinal que você precisa entender (Esta notação que você esta tentando entender é uma relação de congruencia). Procure por matematica modular que você vai encontrar o que precisa.
Em tempo na expressão você tem que:
n-0 é divisivel por 4 OU n-1 é divisivel por 4.[/quote]
Certo…e esse sinal de menos saiu de onde?
n = 1 (mod 4)
Quer dizer: n, dividido por 4, dá resto 1.
Ou seja, se você pensar um pouquinho só, n - 1, dividido por 4, vai dar que resto?
[quote=thingol]n = 1 (mod 4)
Quer dizer: n, dividido por 4, dá resto 1.
[/quote]
Sim. Minha suspeita era exatamente esta. Porém não conhecia essa notação. Chegou a pensar que o 0 ou o 1 estavam multplicando o (mod 4).
Obrigado, exercício resolvido.
[quote=thingol]n = 1 (mod 4)
Ou seja, se você pensar um pouquinho só, n - 1, dividido por 4, vai dar que resto?
[/quote]
Pensa bem antes de disparar frases como esta. Tenho muitos professores que costumavam tentar mostrar sua superioridade por meio de frases assim. Pra mim, só mostravam insegurança. Pra muito alunos esse tipo de frase só serve como desmotivação.