luistiagos:
Seila… mas se tu não fala o quanto ganha… e pedir pra eles falarem… primeiro dificilmente eles vao falar pois essas tias do rh estão preparadas para isto nao vao dizer de mão bejada o quanto pretendem pagar… vao querer saber de vc… e se vc insistir em não falar podem encerrar a negociação na hora…
segundo… pra vc cantar de galo e falar meu valor hra e x e se não pode pagar mais esqueça vc tenque tar muito seguro… tenque ser muito foda… tenque ser o chuck norris… pq e isto que esperarão de vc… e mesmo se conseguir a façanha de ser contratado… ao verem que vc não e o chuck norris… ou melhor não e o chuck norris que eles pensam que deveria ser… os caras não vao querer te pagar seu valor hora…
ou seja so cante de galo se estiver muito seguro que vc e o chuck norris…
Cara, depende muito da vaga. Se for para body shop, eles tão pouco de lixando se você é o chuck norris ou o pateta, eles querem é te enfiar logo no cliente para começarem a bilhetar, pois se durar 3 meses já valeu.
Fora que com o deficit de profissionais, você não precisa ser o foda, pois eu não sou, não me acho e faço isso. Não é nem questão de auto-estima ou qualquer coisa do gênero, é meramente negociação. Seu tempo é valioso demais para perder tempo ouvindo propostas de júnior que vão pagar 15 reais/hora, não concorda? Mesma coisa para as vagas de pleno, sênior e similares pagando merreca.
Economia 101, lei da oferta e demanda, mão-de-obra quanto mais especializada menos elástica é no lado da oferta, pois custa muito, em termos de tempo e dinheiro, para treinar profissionais e também é quase impossível deslocar pessoas de outros setores para aquele com maior demanda. Logo isso significa uma coisa, escassez de mercadoria e inflação. Exigir valor cada vez maior é quase que uma obrigação individual de todos da área.