Permissao a usuarios

3 respostas
A

pessoal, estou planejando uma aplicação desktop no NetBeans que tem menus , como faria para liberar menus de acordo com o usuario logado, qual seria a melhor maneira de implementar isso …

3 Respostas

Romeo

Realmente, são inumeras, vou te falar a q acho mais simples, e portanto meio bobinha mas que funciona.

Se tem entrada de usuarios e precisam logar deve ter banco de Dados, então, caso não tenha, crie um campo de int chamado nivel de usuario.

Depois do Login vc pode construir frames diferentes para cada usuario( normalmente só o principal, que chama as outras classes…

Ou quando insere um componente no JMenu vc verifica o login, então vc usa setEnabled(false) se ele não puder usar o JMenuItem.

peerless

Cara, fiz isso no meu ultimo trabalho para empresa…

Fiz da seguinte maneira…:

1 - No cadastro de usuários, ele dava a opção de cadastrar junto ao IDusuario, os IDs de cada item dos vários menus (cada item possuia um ID diferente)

porém, não na mesma tabela, claro!

por ex:

Usuário : peerless ID: 3

Item: venda ID: 1
Item: estoque ID: 2

Usuário : robson ID: 2

Item: venda ID: 1
Item: cadastros ID: 4

a TABELA ficava assim:
MUITOS PARA MUITOS … (um item pode ter vários usuários, assim como um usuário pode ter vários itens)
[ITEM_USUARIOS]
| IDUSR | IDITEM
| 3 | 1
| 3 | 2
| 2 | 1
| 2 | 4

na hora que logava, tinha uma rotina que vasculhava a tabela, a procura de todos os ITENS relacionados ao ID DO USUÁRIO QUE ACABOU DE LOGAR… então ia liberando ITEM a ITEM no Menu de acordo com o que cada usuário possuia na tablea ITEM_USUARIO (a forma de liberar é so ter um pouquinho de logica que tu consegue)

qlqer coisa, posta ai! abraço

seufagner

É tão óbvio que não sei como te falar (são milhões de maneiras)

Possivelmente você já tem uma solução neste momento.

É o velho lance do “ursinho”

Criado 22 de março de 2007
Ultima resposta 23 de mar. de 2007
Respostas 3
Participantes 4