Permissões

6 respostas
renatommenezes

Boa tarde galera,

eu queria tirar uma duvida, eu estou criando uma tela de permissões para os usuários cadastrados, nesta tela eu habilito permissões a “n” formulários, como eu faço para carregar o menu de acordo com as permissões geradas por mim???

Desde já, agradeço pela atenção de vocês.

6 Respostas

Andre_Fonseca
renatommenezes:
Boa tarde galera,

eu queria tirar uma duvida, eu estou criando uma tela de permissões para os usuários cadastrados, nesta tela eu habilito permissões a "n" formulários, como eu faço para carregar o menu de acordo com as permissões geradas por mim???

Desde já, agradeço pela atenção de vocês.

oi,

seja bem vindo ao forum :)

por favor, diga mais sobre a tecnologia que está usando, que tipo de aplicação é, e se possível poste o código que está fazendo - apenas da parte relacionada- entre as tags [[code]]

abs

renatommenezes

Boa tarde André,

obrigado pela atenção.

Eu estou desenvolvendo um sistema de controle de usuário mesmo. E nele eu criei um formulário que dou permissão para alguns formulários como: cadastrar usuário, consultar usuário.

Agora eu não sei como eu carrego o menu com as permissões do usuário logado, por exemplo: eu tenho o menu CADASTRAR, CONSULTAR, RELATÓRIO. e para o usuário logado tem a permissão de CADASTRAR E CONSULTAR.

Como eu faria isto…

Obrigado novamente.

peczenyj

Vejamos um exemplo

Se um usuario tem a permissão de acessar o formulario x, então eu posso ter um Map<Formulario,Boolean> interno, de forma a consultar se o usuario pode acessar dado formulario.

Ao montar o formulario vc pode fazer algo como

Formulario f = Formulario.CADASTRO_PESSOA;
Usuario u = pegaUsuarioSessao();
if( !u.temPermissaoParaAcessar(f) ){
   LOG.warn("O usuario " + u + " esta tentando acessar o formulario " + f);
   throw new MinhaExceptionTchapTchura("Permissao Negada para este formulario");
}

Agora basta vc fazer o tratamento de exceptions, por exemplo. Alem disso, vc pode montar os menus de acordo com as permissões do usuario.

Outra coisa comum é vc ter Papeis ou Roles. Vc cria uma Role de ‘administrador’ e todos os usuarios com esta Role podem fazer o que quiserem. É uma abordagem, existem outras, basta pesquisar.

Andre_Fonseca

renatommenezes:
Boa tarde André,

obrigado pela atenção.

Eu estou desenvolvendo um sistema de controle de usuário mesmo. E nele eu criei um formulário que dou permissão para alguns formulários como: cadastrar usuário, consultar usuário.

Agora eu não sei como eu carrego o menu com as permissões do usuário logado, por exemplo: eu tenho o menu CADASTRAR, CONSULTAR, RELATÓRIO. e para o usuário logado tem a permissão de CADASTRAR E CONSULTAR.

Como eu faria isto…

Obrigado novamente.

oi

a forma mais facil de se restringir o menu é restringir a sua exibição, algo do tipo

if (usuario.getPermissao() == 'SUPER_USER' || usuario.getPermissao == 'GERENTE') { showMenuRelatorio(); }

agora, sua aplicação é Java Desktop ou Java Web? você está usando que tecnologias??

existem varios frameworks principalmente pra java web que facilitam bastante o trabalho, e neste caso se um engraçadinho tentar acessar o recurso diretamente ele tb será barrado, o que é o correto…

cole o código do que está fazendo, fica mais facil o pessoal analisar

abs

renatommenezes

Eu estou utilizando java Desktop, não estou utilizando framework, mas pelas as explicações de vocês eu já tive uma idéia de como fazer isso.

Muito obrigado por tirar esta dulvida.

Obrigado a todos…

O

Oi para todos…

Alguém teria como demonstrar essa lógica sendo em uma aplicação web, com as páginas em JSF e o menu principal, o qual é aplicado para toda a aplicação, sendo feito com o RichFaces?

Desde já obrigado pela atenção! :thumbup:

Criado 20 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 8 de ago. de 2010
Respostas 6
Participantes 4