E aí pessoal, tudo beleza?
Sou iniciante em interface gráfica e NetBeans.
Trabalhando com esse IDE após uma meia dúzia de programas simples reparei que me traz alguma dificuldade em manipular o programa naqueles trechos de códigos gerados pelo netbeans do qual você não consegue editar. Sendo que no Eclipse você tem total de liberdade de fazer como quiser.
Eu quero saber se há alguma opção ou como faz para poder editar aonde o NetBeans não está deixando…
Acredito que deve ter alguma opção para isso mas não acheo aonde!
Alguém pode ajudar?
Grato,
Giancarlo.
EDIT:
Olha, um exemplo de um caso que fez MUITA falta poder editar aquele trecho ‘generated code’:
Estive hoje fazendo manipulações com um JScrollBar e dois JLabel. Você movia o scrollbar e mudava o valor nos dois JLabel de acordo com um critério.
O que acontece é que não queria deixar os labels vazios, inicialmente teria o valor atual(getValue()) do JScrollBar, e aí isso deveria ser colocado via parâmetro para os labels…
Bom, no Eclipse funcionou tranqüilo. No NetBeans fiquei UMA hora tentando fazer funcionar e dava direto NullPointerException e eu sem entender o porquê.
Quando olhei melhor o significado do NullPointerException e olhei o ‘generated code’ me dei conta que simplesmente não funcionava porque a instância do objeto jScrollBar1 vinha DEPOIS do que a instância do objeto jLabel1. E essa ORDEM fez com que eu tivesse que fazer meio que uma ‘gambiarra’ para acertar e não dar erro. O que significa que fez MUITA FALTA essa edição do trecho reservado.