[i]COMPUTERWORLD, com colaboração de Luiza Dalmazo
Imagine você ligando para o serviço 190 de um Estado para fazer uma
denúncia ou queixa e o sistema da Polícia Militar está fora do ar.
“Isso é inconcebível, mas era o que estava acontecendo”, afirma o
gerente geral do Centro Integrado de Operações da Secretaria de Defesa
Social de Pernambuco, Alexandre Perez.
Por causa dessas falhas constantes nos mais de dez servidores Linux, o
governo pernambucano investiu mais de R$ 550 mil na migração do
servidor para Windows Server 2003.
Medidas como a implementação do sistema de videomonitoramento na
avenida Boa Viagem, a compatibilização de áreas e a migração do
servidor favoreceram a redução dos índices de criminalidade. “Foi uma
ação conjunta de todo o Estado. O número de homicídios, por exemplo,
foi reduzido em 18%, em relação ao mesmo período do ano anterior”.
A Microsoft afirma que após a migração, o serviço 190 da Polícia
Militar, que antes deixava o usuário esperando 10 minutos, hoje é
instantâneo. Além disso, a solução permitiu a criação do Boletim de
Ocorrência Integrado, em que a pessoa pode registrar queixa de um
roubo de carro, por exemplo, em qualquer posto da Polícia Militar,
Civil ou Rodoviária.
Questionado sobre o fato de ter ido contra a proposta de utilização do
Linux do governo federal, Perez declarou: “Todo o mundo está adotando
Linux porque é onda. A nossa experiência nestes quase três anos não
foi boa”, garante Perez.
O gerente geral informa que é muito difícil encontrar mão-de-obra
qualificada e que o gasto com treinamento é alto. Além disso, ele diz
que as aplicações saiam do ar, que o Linux não oferece escalabilidade
e que não suportava as 150 mil transações por minuto. “Não conheço
nenhum Centro Integrado de Operações que rode em Linux, isso não
existe”, declara.
A solução proposta pela Newsupri, responsável pela implementação,
previa a consolidação em uma arquitetura de processamento que tivesse
total disponibilidade para o cliente interno (os policiais) e externo
(os cidadãos). A migração levou cerca de 30 dias. Hoje, a Secretaria
utiliza 45% da capacidade de 150 mil transações por minuto. De acordo
com a Microsoft, a solução anterior tinha limite de 40 mil transações
por minuto. No total, estão interligados 1,2 mil micros e 315
computadores nas viaturas. Além disso, 2,2 mil celulares dos
funcionários da segurança pública estão cadastrados para receber
mensagens de texto.[/i]
Só um comentário: como o gerente mesmo disse sobre mão de obra
qualificada, será que não funciona porque simplesmente não se
administra direito??!!! :roll: