Olá pessoal!
Estou com uma dúvida que apareceu em um sistema cuja arquitetura está sobre minha responsabilidade:
Este sistema está sendo desenvolvido em Java, utilizando o padrão JRS 286 (Portlet 2.0) e será integrado à ferramenta de portal eXo Portal da eXo Platform. O servidor de aplicação é o JBoss.
Este sistema terá um formulário composto de aproximadamente 70 a 90 itens a serem preenchidos e por isso será quebrado em algumas páginas.
Essa páginas precisarão ser armazenadas temporariamente antes do commit final do formulário, que será gravado em definitivo numa base de dados DB2 no Mainframe.
A questão é: Qual a melhor forma ou melhores práticas de persistir esses dados temporários do formulário?
- Usar sessão
- Usar banco de dados
- Usar cookie
- Existem outras práticas mais modernas?
Serão em torno de 60 mil usuários e estou com medo de utilizar sessão, pois talvez o servidor de aplicação, que estará rodando numa máquina SUN, fique comprometido com o uso excessivo de memória. Além disso, queria garantir a continuidade do preenchimento em caso de queda de sessão.
Usar um banco de dados, consumiria muitas conexões do DB2 mainframe, que como vocês sabem, é um recurso caro.
Usar cookie pode me trazer problemas com relação às configurações de cada cliente (browser, sistema operacional, configurações de segurança etc).
O que vocês sugerem?
Como as grandes lojas da internet tem persistido seus carrinhos de compra?
Espero que tenha passado todas as informações necessárias e espero ainda mais que vocês me ajudem.
Grande abraço a todos.
César Piau