Persistência de Dados : Toplink vs. Hibernate

Olá amigos, faço meus pequenos projetos usando o bom (nem sei se é tão bom assim) e velho JDBC com objetos DAO fazendo acesso aos dados via SQL.

Sentindo a necessidade de ganhar produtividade e mais flexibilidade pensei em usar uma camada de persistência. Mais minha dúvida: TopLink ou Hibernate? Sei que alguém já deve ter tido esta dúvida, nem quero incendiar discussões sobre quem é melhor… quero saber qual tem uma menor curva de aprendizado, qual resolve meus problemas para pequenas aplicações (como website com manutenção de dados) ?

Alguém poderia opinar com sua experiência para ajudar-me a seguir pelo caminho correto ?

Muito obrigado!

Se vc usa DAO, entao teoricamente vc já tem uma ‘camada’ de persistência…

O que vc quer é uma ferramenta ORM. Aconselho o Hibernate.

Libório,
Os dois frameworks são excelentes, já tive minha experiência de quando iniciar lidar com os dois, inclusive fazer a migração de TopLink para Hibernate…

Para teu caso, acho que seria legal dar uma olhada em JPA, sabendo isto se usar TopLoink ou Hibernate não fará diferença(teoricamente, sempre há alguma divergência, digo por experiência própria)…

Mas para início, eu te recomendo o topLink, pois tem menos dependências(apenas 2 jars), o que pode confundir muito alguns erros no começo…

Reforço a idéia do JPA, é muito produtivo e não tem que ficar escrevendo aquele monte de XML’s

Qualquer dúvida posta ae!!!

:thumbup: