Boa noite pessoal!
gostaria de saber qual a melhor forma de evitar redundância de objetos iguais no banco de dados, via código JAVA,
alguém pode me ajudar,
estou usando banco de dados PostgreSQL com JPA
valeu pessoal, desde já agradeço! 
Boa noite pessoal!
gostaria de saber qual a melhor forma de evitar redundância de objetos iguais no banco de dados, via código JAVA,
alguém pode me ajudar,
estou usando banco de dados PostgreSQL com JPA
valeu pessoal, desde já agradeço! 
Se seu objeto estiver implementando hashCode/equals você pode utilizar um Set ao invés de List.
Você também pode utilizar distinct/group by nas suas queries.
oi vitor a dúvida não faz muito sentido.
Para evitar objetos iguais no banco vc deve identificar qual atributo diferencia um objeto de outro, por exemplo:
um carro pode ser identificado pela placa, uma pessoa pelo cpf. Então esse atributo pode se tornar a chave primaria.
Ou seja, vc pode ter 2 carros com atributos identicos, porém, a placa os diferencia.
Há uma ressalva, que pode ser interessante gerar uma chave artificial, como um auto incremento, pois os atributos naturais podem ter suas estruturas alteradas. Placas podem passar a ter um digito adicional, assim como pode acontecer com cpf.
Então nesse caso a estratégia seria deixar seus objetos com a chave artificial e o que deveria ser a chave natural se tornar um indice unico em sua base.
grande abrasssss