Olá pessoal, bom dia 
Seguinte, estou naquela fase chata (típica quem ainda está meio-que-começando com java) de escolher a minha camada de persistência.
Peguei uma Mundo Java antiga aqui da prateleira com várias matérias sobre persistência de dados e O-R (jdo, hibernate, cmp e ojb).
Mas … dizem por aí que uma das vantagens do java são as opções. Mas para quem está começando num determinado assunto é um inferno
Então peço a ajuda de vocês.
Provavelmente vou falar besteira, mas vou colocar minhas impressões sobre cada tecnologia e meus preliminares “prós e contras”.
:arrow: jdo: muitos arquivos com meta-dados, necessidade de aprender JDOQL (que tem algumas carências que são naturais do SQL comum). Tem uma comunidade grande e bastante documentação. Depois de tudo configurado parace bem simples persistir os objetos.
:arrow: hibernate: muitos arquivos com meta-dados, necessidade de aprender HSQL. Tem uma comunidade grande e bastante documentação. Depois de tudo configurado parace bem simples persistir os objetos.
:arrow: cmp: apesar da especificação 2.1 ter melhorado alguns pontos bastante interessantes, poucos containers a suportam … e ainda estão em fase de desenvolvimento. Ele faz muita coisa sozinho, e isso nem sempre é uma vantagem. E sem order by não dá 
:arrow: ojb: um dos que eu mais gostei. Apenas um arquivo com meta-dados, gostei do sistema de queries dele (apesar de ficar no meio do código). Simples do começo ao fim.
Bem, é isso.
Então o que estou pedindo?
Que vocês compartilhem suas experiências 
Sei que aqui no fórum há pessoas bastante envolvidas com algumas das tecnologias que eu citei, então gostaria que escrevessem as vantagens e desvantagens de trabalhar com elas; e, para os mais espertinhos, alguma comparação de performance seria ótimo também 
Obrigado pessoal =*
preparando a caderneta de débito de cervejas