Persistência (Oh dúvida cruel!)

3 respostas
F

Olá a todos!!!

Bom gente eu sou mais um com aquela velha dúvida cruel, “como persistir os dados da minha aplicação”. Bom primeiramente vou começar explicando a situação na qual me encontro.

Estou desenvolvendo um sistema de gerenciamento acadêmico para uma faculdade aqui de Sorocaba (SP). O sistema é totalmente web-based, usando java como linguagem e FireBird como banco. Estou a 3 meses apenas planejando e executando a documentação, tenho tudo documentado desde meus casos de uso até meu diagrama de classe, modelo ER e tudo mais.

Optei por usar a arquitetura SOA, na camada de apresentação estou usando Struts e agora chegou a hora de decidir o que usar na camada de persistência.

No meu último ano de faculdade, ainda sem muita noção de desenvolvimento java, meu cunhado e eu desenvolvemos nossa própria framework de persistência baseada no pattern Factory DAO. É boa, porém meio primitiva, não usa xml e tem alguns pontos que ainda precisam ser melhorados, mas mesmo assim abstrai a camada de dados e funciona direitinho.

Agora é que surge a dúvida…

Devo usar essa minha framework???
Devo usar outra framework???
Qual framework usar???
Conheço estas: Hibernate, JBO, BC4J
Nunca usei nenhuma, mas parece que a melhorzinha é o Hibernate
Demanda muito tempo de aprendizagem???

O BC4J eu uso no meu serviço, mas quando o banco começa a ter alguma complexidade e muitos relacionamentos ele “abre as pernas”, não em termos de performance, ele é muito bom neste aspecto, mas em termos de produtividade.

O que vcs me recomendam???

Ahhh…sem esquecer que ainda posso usar o DAO puro, com as sqls no código java mesmo, embora isso me cause até arrepios só de pensar na manutenção que eventualmente eu terei que dar…hehehe

Bom, espero que vcs possam me ajudar, dando dicas, esclarecendo algumas coisas ou até mesmo contando algum causo que vcs vivenciaram.

Obrigado

Felipe Odoni

3 Respostas

J

Oi

Felipe, dúvida super comum esta, isso é nomal na hora de escolher a camada de persistência…

Bom, de OJB, EJB e BC4J, eu prefiro ficar com DAOs implementados livres e purinhos com SQL, hehehehe…

Sobre o hibernate, ele é realmente uma das camadas de persistência mais usadas, é bom sim… Eu particularmente gosto mais do Torque, acho ele mais simples e menos custoso para o servidor.

T+

G

“jeveaux”:
Bom, de OJB, EJB e BC4J, eu prefiro ficar com DAOs implementados livres e purinhos com SQL, hehehehe…

eu tb me dou muito bem com DAO e sql puros…

:wink:

F

intaum cara, andei dando uma olhada por ai e estou tentado a usar o hibernate mesmo…mas ainda sim estou buscando mais informações…

valew

Criado 10 de abril de 2005
Ultima resposta 11 de abr. de 2005
Respostas 3
Participantes 3