Persistir dados em máquinas distintas

Boa noite pessoal,

Estou fazendo um trabalho de banco de dados distribuídos e os dados serão persistidos em 2 instâncias do SQLServer instalados em 2 máquinas respectivamente. A condição de que para qual máquina vai os dados será de acordo com o país que o usuário escolher na aplicação. Estou utilizando JPA pra isso e tenho um filtro pra criar o EntityManagerFactory e o EntityManager.

Pra persistir eu faço isso:

A questão é, como eu posso persistir os dados na máquina que não é a que roda a aplicação, ou seja, não persistir na máquina local utilizando JPA? Tem alguma forma de passar o IP da máquina, algo assim?

Obrigado!

Mas se o trabalho é sobre banco de dados distribuídos, não seria papel do SGBD escolher em qual instância salvar?
Se for pelo JPA, você precisa de dois persistence-unit e,a na configuração do que irá mapear o banco remoto, você define o ip de onde ele se encontra.

Então drsmachado, sendo responsabilidade do SGBD, como seria feita a condição pra escolher através do país em qual instância salvar? Seria um código SQL, por exemplo, que verificaria se aquele campo está setado determinado país??

Espero que tenha entendido a pergunta…

Entendi, mas quando se trabalha com um ambiente destes a idéia seria esta, não? Enfim, só levantei a questão por pensar desta forma, eu não trabalho com banco de dados, sou desenvolvedor java.

Bom você conseguiu clarear a minha mente, vou fazer uns testes aqui, por enquanto não vou fechar o tópico, talvez precise continuar a perguntar sobre o assunto, volto a postar aqui.

Obrigado por enquanto.

Meu raciocínio se baseia na questão de um ambiente clusterizado para um application server, ou seja, um servidor de aplicações rodando em várias máquinas, tendo que definir qual delas vai receber as requisições, de acordo com sua disponibilidade. Sei lá, posso estar viajando, mas acho que algo assim é possível.