Personalizar JOptionPane.showMessageDialog [resolvido]

Olá pessoal,

Estou tentando personalizar o método:

JOptionPane.showMessageDialog(null, "minha msg");

A idéia seria mudar o título da janela, o mini ícone da borda da janela, e ícone grande que apresenta por default um “i”.

Como devo proceder?

Irei utilizar isto para apresentar uma mensagem de erro “amigável” ao usuário após realizar um tratamento com try catch.

http://java.sun.com/javase/6/docs/api/javax/swing/JOptionPane.html#showMessageDialog(java.awt.Component,%20java.lang.Object,%20java.lang.String,%20int,%20javax.swing.Icon)

Aí você chama:

JOptionPane.showMessageDialog(this, mensagem, título, tipoDeMensagem, ícone);

Onde this é o elemento pai; mensagem é a mensagem a ser apresentada, título é o título do dialog, tipoDeMensagem é um valor inteiro que especifica o tipo de mensagem e está disponível em constantes da classe JOptionPane e ícone é um objeto do tipo Icon.

Se você precisa personalizar MUITAS coisas é melhor criar uma classe (derivada de JDialog) que faça as coisas exatamente do jeito que você quer.

O máximo que dá para personalizar em ShowMessageDialog:

showMessageDialog(Component parentComponent, Object message, String title, int messageType, Icon icon)

  • o título (title)
  • o ícone grande (icon)

Para personalizar o ícone menor você precisaria de uma classe derivada de JDialog.

Ok, obrigado, era isso mesmo que precisava.